Como cuidar do estoma
A colostomia é um tipo de ostomia que consiste na ligação do intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída de fezes para uma bolsa, quando o intestino não pode ficar ligado ao ânus.
A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.
Ou seja, a bolsa mantém o odor contido dentro de si. Assim, com o modelo de bolsa adequado, você deve perceber o odor apenas quando estiver esvaziando ou trocando sua bolsa. Por isso, se voc6e sentir algum odor em qualquer outro momento, verifique se há vazamentos na sua bolsa.
Lave bem a sua bolsa Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário.
A pele ao redor do estoma deve ser limpa apenas com água. Então, lenços umedecidos, óleos, pós e loções devem ser evitados perto do estoma. Isso porque essa camada de produto pode impedir a aderência da bolsa, provocando vazamentos e danos na pele do seu filho.
O organismo durante sua recuperação tem um gasto calórico importante, principalmente nos primeiros dias onde todo esforço energético se dá para as cicatrizações. Não se preocupe que após alguns dias, desde que sua alimentação esteja correta, e seu pós operatório esteja satisfatório, a perda de peso irá cessar.