Pode-se dividir a Monarquia no Brasil em três diferentes períodos: Primeiro Reinado, governado por Dom Pedro I; Período Regencial, no qual o Brasil foi governado por regentes até o Golpe da Maioridade, em 1840, que inaugurou o Segundo Reinado, governado por Dom Pedro II.
Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. ... Na república, o chefe de Estado é chamado de presidente da república. No caso da república presidencialista, o presidente ocupará a chefia do Estado e a do Governo.
Monarquia no Japão: a mais antiga do mundo.
Os primeiros países a estabelecerem o regime monárquico foram Portugal e Espanha, seguidos da França e Inglaterra. Atualmente, as monarquias resistentes da Europa são constitucionais e parlamentares, sendo a liderança do governo exercida por um primeiro-ministro ou pelo presidente de um Conselho de Ministro.
Alguns dos desertores eram fundadores do Partido Republicano e signatários do manifesto de 1870, é o caso de : Lafaiete Rodrigues Pereira, Cristiano Otoni e Salvador de Mendonça. Durante alguns anos, o movimento republicano ficou em situação de franca inércia.
extinção do Poder Moderador; separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa; maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.
Em 1870, foi lançado o Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil (modelo que dá autonomia às províncias). Essa manifesto também atribuía à monarquia a responsabilidade dos problemas do país e indicava a república como a solução.