0,93
Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.
Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica Ela cresce no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e no sentido vertical, de baixo para cima. Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico. Ela é maior à medida que o raio atômico é menor. O cloro tem grande afinidade eletrônica.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar. Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero. Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.
I ( ) A regra do octeto afirma que são necessários oito elétrons na camada de valência para que o átomo fique estável. II ( ) A camada de valência é a segunda camada eletrônica do átomo.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).
São elementos que tem o último nível incompleto, portanto são instáveis. Eles tendem a obedecer a regra para adquirir estabilidade. A regra diz: Um átomo só é estável se ter na última camada oito elétron ou co exceção da camada k que é estável com 2 elétrons.
Olha, a regra do octeto recebe este nome, porque em teoria, os elementos se ligam em suas camadas de valência para a tentarem se estabilizar, e para atingir a estabilidade, precisariam de 8 elétrons em sua camada de valência, daí surge o nome ``regra do octeto´´, mas isto não é 100% verdade, ou pelo menos não abrange ...
A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química.