“O sangue extra que a mãe passa pelo cordão umbilical durante esses poucos minutos produz um aumento de glóbulos vermelhos, ferro e hemoglobina nos bebês.” Para realizar esse corte, o obstetra posiciona uma pinça a dois centímetros do umbigo do bebê e outra a quatro centímetros.
A Organização Mundial da Saúde OMS recomenda que o clampeamento do cordão aconteça entre 1 e 3 minutos após o nascimento.
O clampeamento tardio permite que parte do sangue contido no cordão umbilical e na placenta volte ao bebê. Alguns grupos esperam que o cordão deixe de “pulsar” para efetuarem o clampeamento e o corte do mesmo.
O clampeamento oportuno do cordão umbilical se refere à prática de pinçar o cordão umbilical aproximadamente 1 a 3 minutos após o nascimento ou após a suspenção da pulsação do cordão umbilical (CHAPARRO; LUTTER, 2007).
Hora Dourada: Por que ela é tão importante para a saúde do bebê a curto e longo prazo? A Hora Dourada, ou Golden Hour, é o termo que representa a primeira hora de vida do bebê. Neste momento, mãe e bebê costumam ficar acordados, alertas, sendo a oportunidade ideal para interagirem.
O que provoca o cordão umbilical enrolado no pescoço Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação. O que faz com que o cordão possa enrolar em qualquer parte do corpo do bebê.
No caso do bebê, o óbito pode acontecer durante o parto ou nos primeiros 28 dias de nascimento, sendo mais frequente de acontecer devido à insuficiência placentária, prematuridade extrema, fornecimento insuficiente de oxigênio para o bebê devido ao enrolamento do cordão umbilical, por exemplo, e malformação fetal, ...
A síndrome de body stalk consiste em um grupo va- riável de malformações dos membros inferiores e cintura pélvica, associadas a defeitos no abdome e tórax(12). Com incidência de 1/14000 nascidos vivos, tem como fatores etiopatogênicos a banda amniótica e a interrupção da vas- cularização no desenvolvimento embrionário.
CARACTERÍSTICAS DO CORDÃO UMBILICAL O cordão é formado, geralmente, por 3 vasos, sendo: uma veia (veia umbilical) que leva sangue oxigenado da placenta ao bebê e duas artérias (artérias umbilicais) que levam sangue pobre em oxigênio do bebê de volta para a mãe.