O “diastema” é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior. Muitas crianças tem diastema como resultado da queda dos dentes de leite, mas, na maior parte dos casos, os espaços se fecham quando os dentes permanentes nascem.
O fechamento de espaço entre dentes com aparelho ortodôntico é considerado o melhor tratamento para diastema. Entretanto, pequenos espaços são bem fechados com restauração dentária em resina – mais do que ideal para quem procura preço mais em conta -, ou porcelana, quando a durabilidade é o fator importante na escolha.
problemas de alinhamento e oclusão; pressão da língua sobre os dentes; respiração bucal — respirar pela boca reduz a pressão dos lábios sobre os dentes, contribuindo para a abertura dos diastemas; existência de dentes extras que não nasceram.
O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.
Quando o paciente tem bruxismo e não tem sintomatologia dolorosa, podemos iniciar o tratamento ortodôntico, e realizar a placa ao final do tratamento, em conjunto com o aparelho de contenção.
Dependendo do tempo que a placa fica sem ser utilizada, encaixá-la aos dentes pode até mesmo ser impossível. Utilize sua placa diariamente e restrinja a poucos dias o período sem uso do dispositivo. Troque a sua placa para bruxismo a cada dois anos (no máximo!).
Além disso, é preciso levar em contato o estado de conservação do acrílico das placas com relação ao acúmulo de manchas, placa bacteriana e até mesmo tártaro. De forma geral, a placa para bruxismo é confeccionada para durar 6 meses, porém o uso cuidadoso de placas bem concfeccionadas pode se extender por até 12 meses.
1- Abre e fecha - Coloque a língua no céu da boca; - Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição; - Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos; - Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.
O tratamento contra o bruxismo e/ou o apertamento está cada vez mais acessível e eficaz. Uma das técnicas mais modernas é o uso da toxina botulínica, o botox, que elimina a necessidade de placas para a correção do problema. O procedimento é realizado pelos Cirurgiões Dentistas desde 2014.