Contextualize o tema com a realidade dos alunos O primeiro passo para tornar a aula de metodologia científica mais atrativa é trabalhar a ideia da contextualização dos temas tratados dentro de sala com a realidade dos alunos.
Confira o passo a passo do trabalho necessário para que seus alunos aprendam a investigar temas em todas as disciplinas, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
O conhecimento sobre a ciência e sua construção e o desenvolvimento de habilidades do pensamento científico são desenvolvidos no processo de ensino por meio de quatro demandas fundamentais: "saber o quê", "saber como", "saber por que", e "saber quando e onde aplicar o conhecimento" (IES, 1997).
A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.
A pesquisa científica é uma parte importantíssima no desenvolvimento de um aluno. Através dela você pode aprender um contexto mais amplo da área, acrescentar pontos que não conseguem ser explicados numa sala de aula convencional, dá mais riqueza e versatilidades aos temas já conhecidos. Ou seja, pesquisa é top.
A pesquisa científica permite que cientistas descubram e desenvolvam novas técnicas e tecnologias em diversas áreas. Em um país como o Brasil, que não possui recursos para importar tais tecnologias, o desenvolvimento em laboratório representa uma economia gigantesca.
O senso comum é mais voltado para a cultura do local, os mitos e verdades herdados pelos mais antigos. O sendo científico existe justamente para confrontar ciências, religiões, e claro, desenvolver curas, tecnologias, conhecer novas doenças, etc.
O conhecimento pautado no senso comum, por mais prosaico e paradoxal que ele seja, é, deveras, relevante para o desenvolvimento cultural, científico e social, embora seja oriundo, muitas vezes, de boatos, superstições, tradições, costumes e preconceitos arraigados, dado que têm o mérito de fazer surgir a dúvida, o ...
O senso comum possui uma importância enorme na história dos problemas filosóficos, sobretudo por estar associado à experiência tradicional. ... A experiencia tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres falíveis.
O senso comum é de extrema importância, pois é através dele que tiramos as conclusões pessoais. O senso comum é um resultado do que acontece se fizer algo, seja de sofrimento ou experiência tradicional. O senso comum tem a importância de orientar o homem a não errar como os que erraram antigamente.
O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive. Também expressam a avaliação qualitativa, pois considera os efeitos produzidos nos nossos sentidos e órgãos, bem como nos objetos.
Resposta: A filosofia pode superar o senso comum instigando os indivíduos a conhecerem a si mesmos e a sociedade que os rodeiam investigando as coisas ao seu redor e se valendo de outros conhecimentos, como o científico por exemplo.