O enfermeiro deve ter sempre uma palavra de conforto, ou simplesmente saber ouvir o paciente. Além da vontade de cuidar do próximo, outras características da profissão são: Responsabilidade com horários. Facilidade ao lidar com emoções.
Um desempenho eficaz do enfermeiro líder pressupõe o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, além do compromisso, responsabilidade, tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva, qualificando o serviço e atendendo às expectativas da organização.
A partir da análise dos estudos incluídos, identificaram-se oito ações de gerência do cuidado realizadas pelos enfermeiros no seu cotidiano de trabalho: 1) Dimensionar a equipe de enfermagem; 2) Exercer liderança no ambiente de trabalho; 3) Planejar a assistência de enfermagem; 4) Educar/Capacitar a equipe de ...
Dentre suas principais atividades podemos citar:
É competência do enfermeiro manter a equipe informada sobre o custo da assistência, visando com isto obter destes o apoio no sentido da racionalização da utilização de materiais e equipamentos, evitando desperdícios, sem perder de vista a qualidade da assistência.
De forma sucinta, a Gestão em Saúde significa administrar os recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos de estabelecimentos de saúde públicos ou privados, bem como gerenciar processos e analisar todas as necessidades e demandas de serviços para garantir a segurança, saúde e prestação de um serviço com ...