O Império Bizantino foi a continuação do Império Romano na Antiguidade Tardia e Idade Média. Sua capital, Constantinopla (atual Istambul), originalmente era conhecida como Bizâncio.
O imperador mantinha o poder centralizado e era a reprodução de Deus na terra. Ele era representante máximo da igreja e do exército no Império Bizantino. Dessa maneira a união desses poderes tornou o Bizâncio um Estado Teocrático, ou seja controlado pelos dogmas e crenças.
Manifestações artísticas da arte bizantina A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
O comércio era a principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla, visto que a capital bizantina localizava-se numa região privilegiada, que ligava o Mediterrâneo ao Mar Negro, com acesso às rotas comerciais da Ásia.
A economia bizantina encontrava-se sob forte intervenção estatal. Existiam corporações e associações comerciais regulamentando as atividades produtivas. Na agricultura, predominavam os latifúndios. Constantinopla controlava o comércio entre o Mediterrâneo e as regiões orientais.
Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região, além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse do império romano do ocidente, que estava parado e na crise.
Bizâncio teve uma grande importância durante a Antiguidade e Idade Média (já com o nome de Constantinopla). Do ponto de vista estratégico e geográfico, esta cidade era importante em função de sua localização na entrada do Mar Negro e sua ligação entre a Europa e a Ásia. ... Foi o fim do Império Romano do Oriente.
Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano. ... Novamente, a cidade de Constantinopla era a capital do Império Bizantino.
O Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, durou de 330 a 1453 d.C. A cidade de Constantinopla, localizada no atual território da Turquia, era a capital administrativa e emergiu como uma "nova Roma" após as conquistas dos povos germânicos que dissolveram o poderio do Império Romano do ...
Significado de Bizâncio substantivo masculino Moeda de ouro do império bizantino, que correu em diversos países europeus, inclusive Portugal.
No dia 29 de maio de 1453, as tropas do sultão Mehmed, o Conquistador, tomaram Constantinopla – que passou a se chamar Istambul.
Observe que se olharmos do ponto de vista estratégico e econômico, a cidade de Constantinopla estava localizada numa posição geográfica privilegiada, de forma que permitia de certa forma o controle do Estreito de Bósforo, que por sua vez era ponto de passagem de importantes rotas comerciais da época.
Resposta. Resposta: por sua localização e sua condição de cidade grande, tornou-se o maior centro mercantil e urbano do mundo.