Especificamente, o recebimento de duplicatas, com incidência de juros, deve ter o seguinte lançamento contábil: a) débito de duplicatas e de juros e crédito de caixa. b) débito de duplicatas e crédito de caixa e de juros. c) débito de caixa e crédito de duplicatas e de juros.
Consiste numa operação financeira pela qual o banco disponibiliza recursos às empresas, mediante entrega, por elas, de duplicatas a receber, descontando desde já, as despesas bancárias e os juros.
Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
A conta “títulos/duplicatas negociadas” deve ser creditada no momento da operação de sua negociação, quando a factoring credita o valor na conta-corrente da empresa, e deve ser debitada no momento da liquidação do título pelo devedor.
Ou seja, são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias. Títulos a receber: são representados, na maioria das vezes, por notas promissórias. ... Outras contas a receber: são valores ainda não recebidos, decorrentes da prestação de serviços a prazo (no curto prazo).
O título de crédito é um documento que comprova e que dá o direito de um indivíduo receber um valor futuro em forma de depósito, além do mais, esse documento permite o envolvimento de dois sujeitos importantíssimos para a composição do mesmo, o emitente (devedor) e o beneficiário (credor).
Ativo total é um indicador de rentabilidade que informa a soma de todos os ativos de uma empresa, ou seja, todos os seus bens ou direitos que podem gerar dinheiro no futuro.
Para chegar ao ROA de cada empresa basta dividir o Resultado Líquido pelo Total de Ativos e o resultado multiplicar por 100. Vamos utilizar como exemplo as seguintes empresas do setor de utilidade pública, com base em seus resultados relativos ao ano de 2019.
Como calcular o giro do ativo Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui. Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.
Como calcular a Receita Líquida? A receita líquida é calculada mediante a subtração da Receita Bruta por algumas deduções como, cancelamentos, despesas ou impostos nas vendas. Como observa-se na seguinte equação: Receita Líquida = Receita Bruta – Deduções.