Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a melhor se estabelecer na região, abandonando o nomadismo.
Durante milênios, os povos persas viviam em clãs e eram dominados pelos povos medos, assírios e babilônicos. Posteriormente, conquistaram territórios e formaram uma das mais imponentes civilizações antigas.
A decadência do império Em 490 a.C., Dario tentou invadir a Grécia, mas foi derrotado pelos gregos na batalha de maratona. Dario morrei e o poder passou às mãos de seu filho Xerxes, que continuo a luta contra a Grécia, sendo derrotado em 480 e 479 a.C., nas batalhas de Salamina e Platéia.
O declínio dos persas Em 490 a.C., Dario foi derrotado pelos gregos sob o comando de Atenas. Com a sua morte, Xerxes, filho de Dario, ascendeu ao trono, mantendo também o objetivo da conquista da Grécia. Nesse momento a Grécia estava em uma ampla expansão sob o comando de Alexandre O Grande.
Resposta. Domínio Medo (600 a 553 a.C.) Independência (553 a.C.) Expansão Do Império (553 a 479 a.C.)
O rei Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes.
Xerxes I
O profeta orava três vezes por dia. Assim, os presidentes e príncipes propuseram ao rei um decreto para que, no prazo de 30 dias, ninguém pudesse pedir nada a ninguém ou a algum deus que não fosse o próprio rei. Quem desobedecesse seria atirado à cova dos leões.
Resposta. O Rei Dario I morreu de causas naturais e deixou o trono para seu filho Xerxes.
Como ninguém descobriu o significado das palavras, chamaram um ex-sábio do rei Nabucodonosor, Daniel, que interpretou as escritas; na mesma noite, o reino dos caldeus chegou ao fim, e o rei foi morto. O reino foi tomado por Ciro, rei dos persas.
7 – Assassinato de Xerxes O imperador foi assassinado no dia 4 de agosto de 465 a.C. pelo chefe do Artabano e guarda real.
Ciro finalmente se tornaria rei dos persas, até então um povo tributário dos medos. Então uma rebelião liderada por Hárpago derrotou Astíages, que foi levado a Ciro para julgamento. O rei persa poupou a vida de seu avô, mas marchou para a capital da Média, Ecbátana, e tomou o controle do vasto território medo.
Em 537 (ou 538) a.C., após a conquista e harmonização da Babilônia, Ciro libertou os hebreus do cativeiro publicando um decreto e lhes devolvendo todas as suas posses que haviam sido tomadas pelos babilônios. ... Ciro, o Grande, é o único gentio (pagão) a ser tratado como messias pela bíblia.
Ciro libertou os hebreus do Cativeiro da Babilônia (ao conquistar essa cidade), permitindo que eles voltassem à Palestina (o povo judeu se reuniu novamente).
Nabucodonosor