A empresa que recebe os juros sobre capital próprio deverá contabilizar o valor destinado (recebido ou não) como receita financeira e se recuperar do Imposto de Renda Retido na Fonte. Já, se o sócio for pessoa física o rendimento será consideração como exclusivo na fonte, não sendo tributado novamente.
A principal diferença dos chamados Juros sobre capital próprio (JCP) em relação aos dividendos diz respeito ao Imposto de Renda. No caso dos dividendos, cabe à empresa efetuar o pagamento de impostos sobre os lucros. Já no caso dos JCP, o acionista precisa pagar 15% do Imposto de Renda na fonte.
Juros sobre capital próprio são uma forma de distribuição de lucros pelas empresas aos acionistas. Também chamados de JCP, eles são semelhantes aos dividendos, mas contam com uma diferença contábil e fiscal que beneficia as empresas e os acionistas.
Ao contrário dos dividendos, o recebimento dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) não está isento da cobrança da tributação do Imposto de Renda 2021. Para esse rendimento é preciso pagar um percentual de 15% que deve ser retido na fonte.
Cálculo do JCP Os juros sobre capital próprio são pagos com base no lucro da companhia. É calculado aplicando-se a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) sobre o Patrimônio Líquido, deduzindo-se as exclusões previstas em Lei.
Os juros sobre o capital próprio creditados pela fonte pagadora em um ano, quer tenham sido pagos, ou apenas creditados para pagamento em exercícios seguintes, devem ser declarados na Ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, na Linha 10 – Juros sobre o capital próprio.
Quando houver juros sobre capital próprio pagos e não pagos, você deve declarar a soma dos dois, no item 10 “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. Caso tenha apenas JCP pagos, deve informar somente em “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
Como ficará a declaração de IR em 2019 e 2020? Imposto De Renda. Os juros sobre capital próprio creditados e não pagos devem ser colocados na parte de bens e direitos e também no campo 'Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva'.
Os JSCP pagos são declarados na aba de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” e os JSCP em trânsito são declarados na aba de “Bens e Direitos”. Além disso, você pode acessar a Playlist Gratuita de declaração clicando no botão ao final deste artigo.
Os dividendos são isentos de imposto sobre a renda, os juros sobre o capital próprio (“JCP”), bem como a respectiva atualização monetária, são tributados exclusivamente na fonte, à alíquota de 15% e deverão ser lançadas na ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva - linha 10 – Juros sobre Capital ...
Caso apareça “valor não pago” em algum informe de rendimento recebido, será necessário lançar o valor em “Bens e Direitos”, com “código 99” (outros) e descrição “CREDITO DEVIDO PELA PESSOA JURIDICA” – no ano passado, foi o caso do fundo XPGA11: “XP INVESTIMENTOS (FII XPGA11), CNPJ 0001.
> No campo “Discriminação”, mencione da seguinte forma: “Créditos em Trânsito – Investimentos aguardando sua liquidação no encerramento do ano vigente.” > No campo “Situação em 31/12/2020”, utilize o valor mencionado em seu informe na aba Créditos em Trânsito.
Bens e Direitos
Ao declarar ações também é preciso informar os proventos gerados por elas. Os dividendos são isentos de imposto, então basta indicar os valores recebidos na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. O código é “09 – Lucros e dividendos recebidos”.
Os proventos recebidos de Fundos Imobiliários são isentos e devem ser declarados na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Selecione “novo” e escolha o item “26 – Outros” e preencha o CNPJ, nome do FII e o valor dos dividendos, conforme a imagem abaixo.
Como declarar as cotas dos FIIS em Bens e Direitos Sua posição nos FII deve ser informada na ficha de Bens e Direitos do IR. Nesta ficha, o contribuinte deve informar todo o patrimônio, seja em ativos financeiros, bens móveis, imóveis, dentre outros. Para isso, clique no código 73, referente a este tipo de fundo.
Os dividendos provisionados significam que a empresa já definiu um valor a ser pago aos acionistas e que esse valor até o momento não foi efetivado. Além disso, sempre antes de fazer o pagamento as empresas informam o mercado e a Bolsa de Valores (B3) sobre o acontecimento.
Significado de Provisionado adjetivo Diz-se da pessoa que pode exercer a profissão de advogado, em juízo de primeira instância, embora não tenha feito faculdade de Direito. Que está garantido por provisão, dinheiro, ou se origina a partir dela.
Plano disponível em algumas empresas que permite que o acionista reinvista seus dividendos, de forma automática, na compra de novas ações.
1 Clique nestas três linhas ou no logotipo da Clear para conseguir acessar o menu com todos os módulos operacionais do Pit de Negociação. Para acessar a tela inicial, clique em “Meus Ativos”. Para acessar seu extrato financeiro, clique em “Extrato Financeiro”.
Para utilizá-la, no caso de uma venda, por exemplo, basta programar o stop a um preço menor que o da última cotação. Assim, caso o preço da ação sofra uma queda e chegue até o valor da sua ordem de stop loss, a corretora dispara uma ordem a mercado para a Bolsa e realiza a venda automaticamente.
Dividendos são partes dos lucros obtidos por uma empresa de capital aberto. Esses dividendos são distribuídos entre todos os acionistas da empresa, de acordo com o volume de investimento de cada um. Você pode viver de dividendos se escolher as empresas certas para investir.