Como houve uma diluição com a adição dos 12 mL de EDTA, esta quantidade em excesso está presente em 37 mL de solução. Assim, = 3,51 x 10-3 mol/L. Assim, pCa = - log (3,51 x 10-3) = 2,45.
A determinação da dureza da água é feita por titulação com EDTA após a amostra ter sido tamponada em pH 10. O magnésio, que forma o complexo menos estável em relação aos cátions multivalentes presentes na água, não é titulado enquanto não for adicionado EDTA suficiente para complexar todos os outros cátions presentes.
Em águas subterrâneas a alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. Alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos estes íons presentes numa água.
A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.
Estas substâncias alcalinas tamponam o pH na água neutralizando os ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade total é uma medida da capacidade da água que diminui à mudança de pH. A alcalinidade total é medida em partes por milhão (ppm) e a faixa ideal é de 80-120 ppm.
Para fazer a correção do pH é preciso: