O estado totalitário é um regime político onde o estado não reconhece limites na sua autoridade e regulamenta todos os aspectos da vida pública, e o estado liberal possui princípios políticos e econômicos que pregam a liberdade econômica e não intervenção do estado na economia.
O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. ... Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.
O papel do estado no liberalismo econômico é de combater o mercantilismo, atendendo as necessidades do capitalismo. O pressuposto básico da teoria liberal é a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma.
O liberalismo entende que o Estado deve manter-se longe da economia, pregando um mercado livre e sem protecionismos. O controle do Estado deve limitar-se ao valor da moeda e, quando muito, da recuperação de empresas com problemas financeiros. Livre-mercado, livre-concorrência e etc.
pensador Adam Smith pensava que a relação entre o estado e a economia deveria consistir na Mão Invisível, no qual o estado fazia a propaganda que a economia deveria andar sozinha, mas por trás manipulava a economia segundo seus interesses e de forma camuflada para não se ter a revolta da população, que se exemplifica ...
Adam Smith foi um economista que defendia o Liberalismo Econômico, ou seja, defendia que o Estado não deveria influenciar na economia do País/Nação, assim sendo a iniciativa privada ficaria livre para atuar. Sua teoria foi bastante utilizada durante o iluminismo francês.