Para calcular o volume da esfera, utiliza-se a seguinte fórmula:
V ≅ cm³ O volume da esfera é calculado utilizando a medida do raio, que é a medida equivalente a um ponto na superfície da esfera ao centro.
Resposta. V = 33,48 cm ou m ³ , você não especificou.
Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm. Se o diâmetro for 42 cm, o raio vai ser 21 cm. Caso tenha uma esfera com uma circunferência de 20 m, encontre o raio dividindo 20/2π, chegando ao resultado final de 3,183 m.
r ou r = d/2). Por isso, o volume é o resultado da multiplicação dessa base circular com a altura.
Escrever um algoritmo e um programa para calcular e apresentar o valor do volume de uma lata de óleo, utilizando a fórmula: VOLUME = PI * r2 * ALTURA. Onde “r” é igual ao raio da circunferência da lata.
Fórmula: Como Calcular?
O volume final é a soma do volume inicial ao volume adicionado (Va) ou a subtração do volume inicial pelo volume evaporado (Ve). 1º) Um químico possuía uma solução de concentração 1000 mg/L e deveria diluí-la até que sua concentração fosse reduzida para 5,0 mg/L, em um volume de 500 mL.
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
V = ? mL. C = 2 g/L.
A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.
Concentração de soluções
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
Como calcular a massa molar?
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
m=dxv
1023 átomos (número de Avogadro), podemos simplesmente dividir a massa molar da substância pela constante de Avogadro para descobrir a massa em gramas de um átomo de qualquer elemento químico.
A massa molar de um elemento ou molécula é igual a massa em gramas de 1 mol desse elemento ou molécula. 1 mol de alguma coisa é igual a 6,02 × (10^ 23) unidades elementares dessa coisa. Exemplo: um mol de água é igual a 6,02 × 10^23 moléculas de água. A massa de 1 mol de água é exatamente igual a 18g.