O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...
No que diz respeito então ao ambulatório de saúde mental, trata-se de uma estrutura situada no nível de atenção secundária, oferecendo basicamente atendimento psicoterápico individual ou em grupo a todas as faixas etárias e desempenhando uma função complementar à atenção básica e aos CAPS ao atuar, principalmente no ...
É considerado atendimento ambulatorial hospitalar todo aquele realizado em hospital e que não demande internação hospitalar, seja ele em regime de urgência e/ou emergência ou eletivo (programado).
Unidades de referência regional com alta resolubilidade em consultas e exames. Oferecem consultas e exames realizados no mesmo dia, sempre que possível. A marcação de consultas será realizada pelas Unidades Básicas Municipais através de um sistema on line facilitando a escolha pelo usuário do melhor dia e horário.
Os exames ambulatoriais são aqueles realizados com pacientes que não estão internados no Hospital e necessitam de agendamento prévio: O médico pode agendar o exame, porém são necessárias a solicitação médica, cópia da carteirinha do convênio e documento do paciente.
O mesmo ocorre com os colhedores de amostra que precisam se dirigir leito a leito retornando ao laboratório com o material colhido, enquanto no ambulatório permanecem em um box de coleta, atendendo até 12 pacientes por hora. ... Essa variação também depende do tipo do hospital e complexidade do paciente.
A cirurgia ambulatorial é definida como procedimentos cirúrgicos realizados com anestesia geral, local, regional ou sedação, que requerem cuidados pós-operatórios pouco intensivos e de curta duração. Essa modalidade dispensa internação hospitalar por viabilizar a alta em poucas horas após a realização do procedimento.
Os centros de cirurgia ambulatorial podem ser livres (fora dos hospitais) ou hospitalares, onde a estrutura do centro cirúrgico é utilizada para a operação, sem que o paciente fique internado. A atuação do anestesiologista neste esquema é fundamental, pois a avaliação e seleção do paciente ficará a seu cargo.
Classificação das Cirurgias