COMO FAZER A OFERENDA DE ROSA CAVEIRA : Colocar o nome da pessoa por cima, regar com o vinho moscatel, enfeitar com as rosas amarelas, acender as velas em forma de caminho e fazer os pedidos a Exu.
São charmosos e elegantes Bem, esses são os filhos de Rosa! Eles são elegantes de si próprios, não costumam engordar muito nem perder o controlo no seu corpo. Qualquer roupa lhe assenta bem e costumam ser os mais desejados do seu bairro.
Maria Rosa Caveira viveu por volta de 1930 e nasceu no norte de Minas Gerais, um lugar. aproximou e disse: -Ol linda moa, o que faz um rosa to formosa sozinha em uma feira.
Quem é Maria Mulambo ou apenas Dona Mulambo? Maria Mulambo é Exu mulher, ou seja, uma divindade de Deus assim como o Orixá Exu, portanto a Pombo Gira Maria Mulambo nunca encarnou, já nasceu Orixá e divindade.
Maria Mulambo mostra-se sempre linda, bela, feminina, carinhosa, delicada, elegante e muito encantadora. Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rosé) . O brilho, o luxo, o destaque também lhes atrai muito. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
Ela confirmou: louro. Teresa Loura era diferente da Teresa Castanho-Cinza.
Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré. É comum confundir a Pomba-gira da Praia com a Pomba-gira Menina da Praia.
Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.
Brenno Meneghel
Nomes de Marinheiros, Caboclos e Calungas do Mar – Marinheiros Caboclos e Calungas do Mar são Falanges da Linha das Águas de Iemanjá, cujos espíritos tiveram encarnações ligadas a vida no mar.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Quando Obatalá e Odudua se casaram, tiveram dois filhos: Iemanjá (o mar) e Aganju (a terra). Os irmãos se casaram e tiveram um filho, Orungã (o ar).
Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.
“O nome Iemanjá (Yeye omo ejá, mãe dos filhos peixes) nos conduz à função materna e também como divindade protetora da pesca.
3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.