Qual lustre usar na sala de estar?
Seu estilo precisa estar de acordo com aquilo que foi proposto para o todo. Se a decoração da sala é mais romântica, um pendente em madeira pode combinar mais; se for clássica, um em cristal; e moderna, um em metal. Talvez seu maior destaque não seja, enfim, a materialidade, mas o design.
Assim como com as cadeiras, a seleção dos lustres depende do ambiente e do tipo da mesa. “Geralmente, mesas de vidro comportam lustres que tenham o foco da luz para cima para não ofuscar. Já mesas redondas e ovais ficam mais harmoniosas com luminárias que sigam a mesma forma”, explica Ellen.
Se o pendente vai ser colocado em cima da mesa de jantar, a altura ideal seria ele estar entre 60 e 70 cm da mesa. Mas existem várias exceções! Uma boa dica é acompanhar a instalação do elemento e ir subindo e descendo o fio de acordo com o seu gosto, uma vez que ele costuma ficar na altura dos olhos.
Regra básica: o lustre deve ficar pelo menos a 70 centímetros de altura da mesa. Assim, as pessoas conseguem se movimentar sem se atrapalhar com ele, e também não fica alto demais, a ponto de conseguirem ver a lâmpada. Se o pé-direito do lugar for baixo, ou seja, menor que 2,50 m, você deve escolher os plafons.
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.
Instalando o suporte para o lustre. Desligue o fornecimento de energia. Caso não tenha precisado tirar um lustre antigo, como descrito antes, talvez você não tenha desligado a eletricidade. Vá até o quadro de luz e desligue o disjuntor ou tire o fusível associado ao circuito no qual vai trabalhar.