Técnicas para acabar com as formigas
Detergente Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas.
É na câmara de alimentação que o veneno vai agir, provocando a morte das formigas. Não é a quantidade de isca que vai fazer efeito, mas sim o manejo correto dela, colocando-a no lugar certo e na dose recomendada. Para saber a dose correta, é preciso saber o tamanho real do formigueiro.
Modo de Usar: Formitol gel vem pronto para uso em seringas de 10g. Para aplicar basta pressionar o êmbolo, lentamente depositando pequenos filetes de 2 a 5 cm de gel, nos pontos mais acessíveis as formigas. O produto causa uma redução na atividade da colônia após um periodo de aplicação de 30 dias.
Modo de uso: Formitol Gel vem pronto para uso em seringas contendo 10g. Para aplicar basta pressionar o êmbolo lentamente, depositando pequenos filetes de 2 a 5 cm do gel, nos pontos mais acessíveis ás formigas.
Distribua as iscas próximo ao maior número possível de olheiros, completando o tratamento do formigueiro e aplicando todo Mirex-S necessário em uma única operação. Se houver necessidade de repasse, este deverá ser realizado somente após 60 a 90 dias da primeira aplicação.
Mirex-S deve ser aplicado diretamente da embalagem, sem contato manual, ao lado dos carreiros com maior movimentação de formigas e, também, próximo aos olheiros ativos. É importante lembrar que Mirex-S não deve ser aplicado dentro dos olheiros, pois será rejeitado pelas formigas.
As iscas devem ser colocadas na borda das trilhas de transporte de folhas e próximo aos “olheiros” de entrada do formigueiro. Nunca dentro ou sobre o olheiro de entrada do formigueiro. Deve-se tomar cuidado com o manuseio da iscas para evitar odores que as formigas poderiam rejeitar.
Como eliminar as formigas “A maneira mais prática é usar borra de café, que é um resíduo que praticamente toda casa produz”, aconselha Arajany. “Além de ser orgânico e evitar a produção de mais lixo, a borra espanta as formigas e também fortalece as plantas por meio do enriquecimento do substrato”.
As vaquinhas são vetores de viroses em diversas culturas como o melão, o feijão catador (caupi) e feijão comum. Uma maneira de controlar a vaquinha é usar o próprio inseto contra si mesmo, além de plantas repelentes.
Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água.
Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.
Inseticida Newtrine 30ml é um produto larvicida e multi inseticida elaborado com uma formulação exclusiva 3x1, à base de Suspensão de Encapsulado de Lambda-Cialotrina, Propoxur e Piriproxifen, para uso interno e externo. Controla 20 espécies de pragas e rende até 5 litros de calda.