Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Sistema de Logaritmos Neperianos
Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
O logaritmo é a função inversa da exponencial e é descrita como "o logaritmo de b na base a é igual a x" escrita assim: . Desta equação, sabemos que x = 0 pois qualquer valor elevado a 0 é igual a 1. Portanto, log2(1) = 0.
-1. -2.
O valor da expressão log 1 é igual a 1. Para entender bem das propriedades de logaritmo deve-se conhecer bem as operações aritméticas. O ensino das operações aritméticas é de extrema importância, uma vez que essas operações são vistas em muitos campos de nosso cotidiano.
Resposta. Resposta: O logaritmo da base 10 (b = 10) é chamado de logaritmo comum (ou decimal) e tem diversas aplicações na ciência e engenharia. O logaritmo natural (ou neperiano) tem a constante irracional e (≈ 2,718) como base e é utilizado na matemática pura, principalmente em cálculo diferencial.
A Condição de Existência Para que log_B (A) corresponda a um único número real x, todos os logaritmandos precisam ser positivos, além da base também ser positiva e diferente de 1. Tal obrigatoriedade se motiva do fato que desejamos que cada log_B (A) exista e esteja associado a um único x.
A noção de condição de existência, sendo vaga, remete para um conjunto de características sociais que não se limitam à categoria social de pertença, à classe social, à posição ou ao estatuto ocupados pelo indivíduo na comunidade a que pertence.
No caso da função logarítmica, devemos levar em consideração as condições de existência do logaritmo. Portanto, o logaritmando deve ser positivo e a base também deve ser positiva e diferente de 1.
Para construir um triângulo não podemos utilizar qualquer medida, tem que seguir a condição de existência: Para construir um triângulo é necessário que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferença entre essas medidas.
Uma relação estabelecida entre dois conjuntos A e B, onde exista uma associação entre cada elemento de A com um único de B através de uma lei de formação é considerada uma função.