EQST

Qual A Energia Potencial Elstica Armazenada Na Mola?

Qual a energia potencial elástica armazenada na mola?

A energia potencial elástica é igual ao trabalho da força elástica que a mola exerce sobre um corpo. Sendo, K a constante elástica da mola. Sua unidade no sistema internacional (SI) é N/m ( newton por metro ).

O que ocorre quando esticamos ou comprimimos uma mola?

Quando comprimimos ou esticamos uma mola, realizamos um trabalho para conseguir a deformação e podemos observar que, depois de solta, a mola adquire movimento – energia cinética – e volta para a sua posição inicial onde não estava esticada nem comprimida. ... É a energia associada à posição em que o corpo se encontra.

Como calcular a deformação de uma mola?

Como calcula deformação da mola?

  1. A deformação da mola é calculada pela seguinte fórmula: F= k.x.
  2. F: intensidade da força aplicada (N);
  3. k: constante elástica da mola (N/m);
  4. x: deformação da mola (m).

Para que serve os potenciais de energia?

Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.

Qual é a definição de energia potencial?

Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada. Entre as formas de energia potencial conhecidas, destacamos a energia potencial gravitacional e a elástica. Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada por um corpo e que depende da posição desse corpo.

Como funciona a energia potencial gravitacional?

Energia potencial gravitacional é a energia que o corpo possui devido a atração gravitacional da Terra. Desta forma, a energia potencial gravitacional depende da posição do corpo em relação a um nível de referência.

O que é o calor sensível?

Sobre o que é calor sensível, pode-se dizer que corresponde à quantidade de calor fornecida a um corpo que gera apenas variações de temperatura, sem produzir mudanças de fase. ... Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C.

Como se calcula o calor sensível?

O Calor Sensível A fórmula do cálculo do calor sensível é a seguinte: Q = m . c . Δθ. Onde, “Q” = quantidade de calor sensível (cal ou J), “m” = a massa do corpo (g ou Kg), “c” = calor específico de uma substância (cal/g°C ou J/Kg.

Qual a quantidade de calor necessária para aquecer uma barra de ferro de 2 kg?

Exemplo: Qual a quantidade de calor sensível necessária para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20°C para 200 °C? Dado: calor específico do ferro = 0,119cal/g°C....Calor sensível.

Que quantidade de calor e liberada por uma reação química que é capaz de levar?

Resposta. Q = 16000 cal.

Qual é a quantidade de calor que deve ser fornecida?

O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C. Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.

Qual a quantidade de calor que deve ser fornecida a 20 g?

Resposta. Q=95,68 cal.

Qual a quantidade de calor necessária para fundir completamente 20g?

Qual é a quantidade de calor necessária para fundir 20 g de gelo, inicialmente a 0ºC, e aquecer a água da fusão até 30ºC. Dados: L = 80 cal/g e c = 1,0 cal/gºC. *