Hierarquia no candomblé Queto. Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai. Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. ... Ialaxé ou Babalaxé: Mãe(pai) do axé, também sacerdote (a)do axé ou da comunidade e responsável por distribui o axé e cuida dos objetos ritual.
Oié (em iorubá: oyè) ou decá (em iorubá: deká) é um cargo ritualístico na cultura Jeje-Nagô. É outorgado por um sacerdote do candomblé, babalorixá ou ialorixá a um elegum, geralmente na obrigação ou depois do odu ejé.
Dentro de uma casa de Umbanda a estrutura mais clássica é a composta de Pai ou Mãe Espiritual, que alguns também chamam de Pai e Mãe de Santo e posteriormente outros em comando, como o Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Vigias, Porteiros, Médiuns e Cambones.
Os papéis dos dirigentes da Umbanda quase sempre são reduzidos ao pai ou à mãe de santo. Porém, além dos dois, existe a mãe pequena, que é a líder inferior, a vice-representante do terreiro. ... Em Centros Espíritas só pode existir uma mãe ou um pai de santo, nunca os dois, porém, mais de uma mãe pequena.
"O ato de cambonear ou cambonar é o ato de servir. O mundo perfeito seria : quando entrar para uma gira o médium deveria cambonar durante um bom tempo - considero o mundo perfeito 1 ano. Com isso ele vai aprender a diferenciar as entidades, o que fumam, bebem, falam, usam, desenham, incorporam, desencorporam.
Iaô (em iorubá: Ìyàwó) é como são designados os filhos de santo que já passaram pela iniciação no candomblé e no batuque, popularmente conhecida como "feitura de santo", mas que ainda não completaram o período de 7 anos após a iniciação. Só após os 7 anos, o iaô se tornará um ebomi ("irmão mais velho").