Diante da extrema miséria, milhares de sertanejos começaram a migrar para os arredores da Fazenda Canudos, que ficava às margens do rio Vaza-Barris. A população se organizava ao redor de um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, apelidado de Antônio Conselheiro.
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).
Arraial de Canudos Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII nos arredores da Fazenda Canudos, às margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de Antônio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 habitantes.
O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino. Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.
A vida em Canudos, a comunidade liderada por Antônio Conselheiro era simples e dedicada à religiosidade, sendo que as pessoas organizavam o trabalho de modo a construir casas, poços para abriga novos moradores.
A Guerra de Canudos ocorreu entre os anos de 1896 e 1897, no Arraial de Belo Monte, no município de Monte Belo, no interior do estado da Bahia, onde viviam cerca de 20 mil sertanejos. ... Mas o crescimento da comunidade de Canudos passou a incomodar os líderes das igrejas e os coronéis das fazendas da região.
Antônio Conselheiro
Em Canudos as propriedades eram comunais, o produto das colheitas era dividido em coletividade e a comunidade vivia de acordo com uma interpretação particular do Cristianismo, que tinha Antônio Conselheiro como seu principal intérprete.
Era organizada em um sistema que se assemelhava muito aos princípios do socialismo, onde cada pessoa possuía seu papel na sociedade visando uma ajuda mutua para fortalecimento da mesma.
Resposta. as pessoas viviam em um sitio, onde tirava seu sustento da terra (alimentos), eles n pagavam emposto , e a cada dia vinham mais pessoas a procura de moradia em canudos. Mas por eles n pagar empostos sofreram varios ataques ao longo do tempo.
Resposta: Canudos tinha uma população de 15 a 30 mil habitantes, historiadores não sabem o certo. Eles viviam da subsistência(Essencial a vida ao seu sustento)Criações de gado, Mandioca e macaxeira. Os habitantes do Arraial de Canudos eram sertanejos pobres que fugiam aos desmandos dos coronéis e ao desemprego.
Resposta: Cultivaram milho, feijão, batata e criavam cavalos e bodes , cujo couro era usado para fazer vestimentas, calçados, chapéus e para comerciar com as vilas e cidades da região.
As pessoas se fixaram em Canudos pois o arraial oferecia oportunidades econômicas (de cultivar e colher o fruto do seu próprio trabalho, em terras que não eram de latifundiários) que não existiam no restante da região.
As pessoas se fixaram em Canudos pois lá era possível que obtivessem o controle, mesmo que em sistema de propriedade comunal, de terras que podiam cultivar e ficar com a a maior parte do que plantavam.
Resposta. Resposta: Enviado o exército para combater o "perigo" que o movimento representava, dando origem a Guerra dos Canudos.
Resposta. Resposta: Os latifundiários estavam perdendo a mão de obra e as autoridades ficaram incomodadas com o rápido crescimento da comunidade.
Porque os envolvidos e Antônio Conselheiro defendiam e viviam em Canudos sem pagar impostos e obedecer as leis impostas, além disso faziam sérias críticas ao governo republicano e a atuação do mesmo onde a população vivia vítima da fome, miséria , violência , seca, fanatismo religioso e desemprego.
Foi porque com o tempo ele criou uma sociedade onde era igualitária e onde o povo prosperava, e isso afetava os coronéis e o governo, tanto por isso, tanto porque não pagavam impostos e também pelo fato do medo de sua vila tornar um grande poder econômico e militar.
Resposta. Resposta: Olá! O que incomodava ao governo era fato de que os habitantes de canudos não pagavam impostos , e seguiam ao antonio conselheiro que defendiam o retorno da monarquia , ele afirmava que era um enviado de Deus e deveria liderar o movimento contra diferenças e injustiças.
A comunidade de canudos foi vista como ameaça à: república : as pessoas da comunidade não pagavam impostos; igreja: as pessoas pararam de pagar o dízimo; cafeicultores e coronéis: os trabalhadores fugiam dos seus trabalhos para irem à comunidade.
Resposta. Resposta: crescimento de Canudos incomodava os poderosos,pois Antonio Conselheiro pregava contra a cobrança de impostos municipais e era a favor da volta do regime monarquista. Com isso,os sertanejos resis- tiram bravamente e venceram os três confrontos.
Explicação: Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. ... Para acabar com os revoltosos, o governo lançou a tal “guerra” – que consistiu, na verdade, de quatro expedições militares.
Resposta. Resposta: Os confrontos ocorreram entre 1896 e 1897, com a destruição da comunidade e a morte da maior parte dos 25 000 habitantes de Canudos. A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social.
Resposta. Resposta: Não lutou na Guerra dos canudos foi Antônio Conselheiro. João Abade.
As principais causas deste conflito, que desencadeou a Guerra de Canudos, estão relacionadas às condições sociais e geográficas da região. As características geográficas e as condições sociais do Nordeste brasileiro formavam um conjunto de fatores geradores de um estado de permanente conflito e revolta social.
7 de novembro de 1896 – 5 de outubro de 1897
5 de outubro de 1897