Muitas revoluções foram influênciadas pelas ideias iluministas: Revolução Francesa, Revoluções pela independência na América Latina, Independência dos EUA, Revolução Farroupilha, Inconfidência Mineira, entre muitas outras.
Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
Os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira foram a busca pelo fim do Absolutismo, garantia das liberdades individuais, a Igualdade, uma abertura de mercado e a autonomia política do país.
O Iluminismo influenciou ideologicamente o processo político que viria a ser organizado como a independência nacional, com a divulgação de ideias anti-colonialistas e anti-absolutistas que tornavam cada mais difícil a manutenção do sistema colonial.
O Iluminismo do século XVIII inspirou o pensamento liberal que alimentou os processos de independência nas Américas. No caso do Brasil, aquelas ideias orientaram todas as conspirações e movimentos voltados para a ruptura do domínio lusitano sobre a colônia.
O Iluminismo contribuiu para o avanço da escolarização, propondo uma escola pública e laica e o fim da educação religiosa. ... Os estudiosos apontam o avanço do ensino escolar como tendo ocorrido no final do século XIX, época em que se disseminou as escolas estatais pelos países da Europa Ocidental.
Os princípios iluministas eram baseados em conhecimento, razão e aí vai a educação para os iluministas era a base de tudo pois a educação gera conhecimento que acaba com a ignorância que eles tanto desprezavam, gerando razão.
Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. ... A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo.
As principais ideias defendidas pelo iluminismo são a do uso da razão e do racionalismo como forma de iluminar o caminho do desenvolvimento humano; ou seja, em vez de valorizar a ignorância deveria-se preconizar o pensamento racional.
Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia: - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia. - O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão. - O predomínio da burguesia e seus ideais.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.