Carlos fez uma viagem de 1.210 km, sendo 7/11 de aeroplano; 2/5 do resto, de trem, 3/8 do novo resto, de automóvel e os demais quilômetros, a cavalo. Calcule quantos quilômetros Carlos percorreu a cavalo.
Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total. Se eu como 3 fatias, posso dizer que comi 3/8 (três oitavos) da pizza.
Se você dividir metade de uma laranja com um amigo, qual quantidade de laranjas cada um de vocês vai comer? Essa questão pode ser resolvida facilmente com as técnicas corretas, por meio das operações com frações.
Para subtrair frações temos que ter o mesmo cuidado que temos na soma, ou seja, verificar se os denominadores são iguais. Se forem, repetimos o denominador e subtraímos os numeradores.
Outro ponto importante no estudo das frações é entender a simplificação entre numerador. Sempre que eles tiverem um divisor em comum, é possível dividi-los por esse valor, de forma a obter a fração com os menores números possíveis.
São frações em que o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja, representa um número inteiro escrito em forma de fração. Ex: 6/3= 2
Frações são representações matemáticas para as porções de um todo. São os números que podem apresentar uma metade, um terço, um quarto, dois oitavos, três quintos, entre outros valores porcionados. Elas representam também divisões entre dois números inteiros. Então, 1/2 = 1 ፥ 2 = 0,5.
Quando o numerador é menor que o denominador, significa que as partes representadas não completam uma unidade cheia daquele material. Por exemplo, 2/3 (dois terços) de barra chocolate representa que, em uma barra de 3 pedaços, estão porcionados apenas dois; de forma que o doce não está completo.
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores.
O que nomeia a fração é o seu denominador, assim, pronunciamos o numerador em sua forma cardinal e alteramos a pronúncia do denominador para sua forma fracionária:
Para as operações de soma e subtração entre frações, é necessário avaliar os denominadores, porque é necessário que eles sejam igualados. Em algumas ocasiões, as frações já aparecem com denominadores iguais, em outros, é necessário fazer essa equivalência manualmente.
Elas podem aparecer em diversas questões dos exames e resolvê-las é parte fundamental para ter um excelente resultado. No entanto, existem diferentes formas de resolução para cada tipo de operação, como multiplicação, soma, divisão e subtração.
+ Veja mais em: Aritmética: o que é, operações básicas, questões e muito mais!
Leia também: Como transformar fração em porcentagem
Confira Exercícios de Frações que caíram no vestibular e Matemática no Enem.
(Uece) Uma peça de tecido, após a lavagem, perdeu 1/10 de seu comprimento e este ficou medindo 36 metros. Determine o comprimento, em metros, da peça antes da lavagem.
Neste caso, calculamos o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os denominadores das frações que queremos somar, esse valor passa a ser o novo denominador das frações.
Na fração representada de forma algébrica, a é o numerador, e b é o denominador. Como a fração representa uma divisão, a é o dividendo, e b é o divisor. Sendo assim, b deve ser diferente de 0, pois não se divide por 0.
Uma fração é representada, de forma escrita, por dois números inteiros, sendo um o numerador e o outro o denominador. onde a é o numerador, o número que fica acima, e b, o denominador, o número que fica embaixo.
Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.
Multiplique o número inteiro pelo numerador. Ao trabalhar com números inteiros, basta multiplicar o número pelo numerador (número de cima) de uma fração. O denominador permanece o mesmo durante todo a multiplicação. Por exemplo: (1/3) x 7 = 7/3.
como todo número natural é uma fração, e invertemos a segunda fração, multiplicando-as. Veja que nesse exemplo ao fazer a inversão do número 5 (cinco) tivemos que considerar o numerador 1 (um). Ou seja, copiamos a primeira, invertemos a segunda, o número de baixo vai pra cima e o de cima para baixo, e multiplicamos.
Exemplos: 5/4, 8/3, 6/4... As frações que representam números naturais são chamadas de frações aparentesPor que tem esse nome? *FRAÇÃO APARENTE: é uma fração imprópria em que o numerador é multiplo do denominador.
Resposta. É Bem Simples, É Uma Divisão Qualquer.
O conjunto dos números naturais é formado por todos os números inteiros não negativos. Em outras palavras, todo número que é inteiro e positivo é natural, além disso, como o zero é inteiro, mas não é negativo, ele também é um número natural. Assim, a lista dos números naturais é a seguinte: ... N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, …}
pode ser calculada pela subtração e adição de 1 unidade, pois a subtração acaba descontando um dos números naturais. Portanto, teremos 51 - 25 + 1 = 26 + 1 = 27 números naturais ao total . Existem 27 números naturais de 25 a 51.
De 5 até 50 existem 46 números e 87 algarismos. Perceba que de 5 até 50 existem números com 1 algarismo e 2 algarismos. Os números com 1 algarismo são 5, 6, 7, 8 e 9. Ou seja, temos um total de 5 números.
A partir disso, podemos concluir que existem 39 número naturais dentre 12 e 50.
Quantos números naturais há entre (-2) e (-1)? Com os algarismos ímpares 1, 3, 5, 7 e 9, podemos formar 120 números, sem repetir algarismo em um mesmo número.
A quantidade de numeros racionais contidos no intervalo entre 1 e 2 é infinita. Numero Racional é um numero que pode ser representado em forma de quociente de dois números inteiros, com o denominador diferente de zero.
Resposta. 5,6,7,8,9,10 e 11 sete números.
Conjunto dos números naturais primos = {2, 3, 5, 7, 11, 13...}