A observação é o principal instrumento que o educador tem para avaliar o processo de construção do conhecimento. Sendo assim, o educador deve proporcionar à criança situações em que ela possa vivenciar as mais diversas experiências, fazer escolhas, tomar decisões e socializar conquistas e descobertas.
Mas é importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos e buscar formas de avaliar que façam sentido para esta fase. Em 1990, o MEC criou um sistema para medir a qualidade da alfabetização das crianças no Brasil....Dessa forma, avaliar é:
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
ANA – A Avaliação Nacional da Alfabetização é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e mede os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.
A Agência Nacional de Águas (ANA) tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros, anteriormente denominada de Agência Nacional de Águas (ANA).
Quais são os tipos de aprendizagem?
Na EAD, devido às questões de distância, o professor deve perceber que a avaliação independe de utilizar ou não técnicas formais, quando distribui tarefas, define as normas para sua execução, estabelece o assunto a ser pesquisado, aprova ou não o trabalho.
9 - Quando pensamos em avaliação formativa, processual e contínua, quem deve ser avaliado? a) Somente os alunos devem ser avaliados, já que são eles que dependem do que aprendem ou não para concluir a etapa de ensino.
❅ A prova é uma ferramenta classificatório que tem como objetivo atribuir notas e mérito aos melhores alunos. ❅ Já a avaliação é implementada tendo o processo pedagógico como suporte, para que atinja seus objetivos - identificar as causas do fracasso ou sucesso escolar do aluno.
A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
"A avaliação precisa ser processual, contínua e sistematizada", diz Janssen Felipe da Silva. Nada pode ser aleatório, nem mesmo a observação constante. Ela só será formativa para o aluno se ele for comunicado dos resultados. Janssen explica ainda que os instrumentos utilizados devem ter coerência com a prática diária.
2)A avaliação do processo de aprendizagem deve considerar diferentes habilidades sejam elas cognitivas, psicomotoras e afetivas. Trata-se de um procedimento processual, dinâmico e interativo, sendo seu resultado útil para reorientação do ensino com vistas à aprendizagem de todos os alunos.