O grupo de músculos eretores da espinha é o principal extensor da coluna vertebral.
As fisiológicas são: cifose torácica e sacral e lordose cervical e lombar. E as patológicas são: hiperlordoses e hipercifoses e hipolordoses e hipocifoses.
As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, enquanto que as lordoses, que são as curvaturas secundárias, são desenvolvidas conforme se adquire a postura ereta. Leia também: Fratura da coluna vertebral.
São consideradas curvaturas naturais da coluna: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar.
A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose.
Essas curvaturas são consideradas normais, porque resultam da adaptação natural do corpo humano a posições adotadas nas diferentes fases do desenvolvimento motor, incluindo o período embrionário e o nascimento.
A coluna vertebral serve de apoio para as outras partes do esqueleto. Além disso, as vértebras têm um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal, que fica, assim, muito bem protegida. ... A primeira vértebra, chamada Atlas, se articula com o crânio, possibilitando que ele se movimente.
Como é feito o tratamento Para tratar a retificação da coluna cervical são aconselhados exercícios de mobilidade e fortalecimento muscular, como o método Pilates, com auxílio do fisioterapeuta.
Concentrar o movimento na cintura pélvica (mesmo sabendo que a maioria da rotação irá ocorrer na coluna dorso-lombar por questões anatómicas); Manter os joelhos e pés juntos, evitando qualquer deslizamento; Manter os membros superiores numa linha que vai das pontas dos dedos de um lado ao outro passando pelo peito.
Para combater a retificação da lombar: um bom exercício consiste em deitar de barriga para cima e colocar uma bolinha de ping pong onde deveria estar a curvatura da coluna e manter essa posição durante alguns segundos. Lembrar de nunca colocar o peso do corpo sobre a bolinha.
Espondilose degenerativa lombar é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da unidade funcional da coluna, associadas a síndromes clínicas como doença degenerativa discal (DDD), dor discogênica, osteoartrite facetária ou instabilidade segmentar.
Modificações degenerativas na coluna dorsal, o que significa isto? Alterações degenerativas dizem respeito a mudanças que ocorrem por desgaste das articulações e são, de maneira geral, irreversíveis.
A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo.
A degeneração discal, como também é conhecida, acontece devido a fatores como a desidratação do disco, fissuras ou rupturas do disco, que podem acontecer devido ao sedentarismo, traumas, prática de exercícios vigorosos ou trabalho com esforço físico, além do próprio envelhecimento.