Membranas biológicas normalmente envolvem duas camadas de fosfolipídios com suas caudas apontando para dentro, uma estrutura chamada de camada dupla de fosfolipídio. O colesterol, outro lipídio composto por quatro anéis de carbono interligados, é encontrado ao lado dos fosfolipídios no núcleo da membrana.
3a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Quanto à estrutura da membrana plasmática, é correto afirmar que: As caudas apolares dos fosfolipídeos ficam voltadas para a face externa da membrana. As cabeças polares dos fosfolipídeos ficam voltadas para a face interna da membrana.
As proteínas integrais são aquelas que atravessam a camada bilipídica, estão fortemente associadas ao transporte de moléculas, servindo como proteínas carreadoras. Já as proteínas periféricas, estão presentes no interior da bicamada lipídica, não apresentando uma função aparente.
Suas principais funções são: servir como canais transportadores de iões ou moléculas, como por exemplo as aquaporinas que transportam água através da membrana; recepção de sinais celulares, ancoragem ao citoesqueleto ou à matriz extracelular, etc.
Resumo sobre membrana plasmática Dentre as funções da membrana plasmática, podemos destacar o fato de atuar como uma barreira seletiva, delimitando o que entra e sai da célula; O transporte de substâncias pela membrana pode ocorrer de duas formas: transporte ativo e transporte passivo.