1. Nesta idade a criança tem um maior autocontrole e curiosidade pelo mundo que a rodeia. Suas brincadeiras são mais complexas e imaginativas e ela gosta de experimentar coisas novas.
EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE: LINGUAGEM MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL.
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Falar, perguntar, argumentar. Aprender a se comunicar cada vez com mais desenvoltura e clareza, saber se posicionar e explicitar os desejos, necessidades ou ponto de vista é fundamental durante toda a vida. No entanto, o planejamento do eixo de Oralidade nessa etapa é um dos mais esquecidos.
É na educação infantil que as crianças começam a aprender a apreciação e a expressão artística, ambas muito importantes para o desenvolvimento psicológico, motor e social. Várias escolas incluem aulas de música, dança e artes visuais em seu currículo, o que aumenta o repertório cultural dos pequenos.
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
O maternal é o primeiro contato que a criança tem com a popularmente chamada pelos pais de “escolinha”. O maternal é uma boa opção para pais que trabalham o dia todo e não tem com quem deixar os filhos. ... O período que as crianças ficam na educação infantil é 2 ou 3 anos.
Turmas por faixa etária
Significado de Maternal adjetivo Próprio, natural de uma mãe: ternura maternal; compreensão maternal.
1. Que antecede o período escolar. 3. Ensino ministrado a crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico.
Na pré-escola as crianças participam de atividades que ajudam a estimular seus sentidos, que ajudam no desenvolvimento da interação social, de suas capacidades motoras, físicas e cognitivas, a passar a explorar, entre outros. Para isso são usadas atividades lúdicas e também jogos e brincadeiras, por exemplo.
4 anos
A educação pré-escolar como segunda fase da educação infantil destina-se a crianças com idades entre os 4 a 5 anos, tendo como função pedagógica o desenvolvimento infantil. Suas atividades têm um objetivo significativo concreto hoje para a vida da criança.
As séries escolares e o novo ensino fundamental de nove anos
O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pré-escolar, com hífen.
Isso é comum, por isso, acalme seus ânimos porque vamos mandar uma explicação que você nunca mais vai ter essa interrogação na sua cabecinha. Muito bem, para os apressadinhos que só querem a resposta, eu digo que o correto é Preexistente, sem hífen!