É muito simples fazer esse tipo de cortina!
Passos
Como fazer cortina para quarto: passo a passo
Costure as barras de sua cortina e comece a marcar onde você irá posicionar cada ilhós. Em seguida, com todas as marcações feitas, com o auxílio do estilete ou do abridor de casinhas, corte o centro da marcação circular. Logo após, com o auxílio da tesoura, termine de cortar a marcação, seguindo o contorno circular.
Você irá dividir a quantidade de tecido por 0,12 cm +- em média usamos esse espaço entre cada ilhós, então no nosso exemplo seria 9,00 dividido por 0,12 = 75 no caso tem que dar par, então aumentaria para 76 e na hora de montar a cortina é só distribuir, porque a cortina terá uma abertura serão duas partes.
Caso queira marcar diretamente no tecido, é só medir bem certinho a distância entre um ilhós e outro. O primeiro ilhós fica distante 2,0 cm da borda do tecido e a partir daí, faça uma distância proporcional à largura do seu tecido, geralmente de 10 a 12 cm de distância entre um e outro ilhós.
Os ilhós de cortina são um tipo de fixação instalados na parte superior do tecido para que, através deles, seja possível passar o. Geralmente são indicados para cortinas com funções mais decorativas, pois complementam o acabamento, dando beleza à peça.
COMO TRANSFORMAR SUA CORTINA DE TRILHO PARA VARÃO Mas como pode isso? Ahh muito simples, vá até uma loja de aviamentos e compre: 3 m de entretela (de acordo com a largura da sua cortina), 20 ilhoses e linha para costura.
Pra medir, use uma fita métrica pra verificar a altura do chão até o varão ou trilho. O pé direito das casas é geralmente de 2,60 ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá?
Com relação à altura, se você quiser cobrir do varão até o chão, utilize a cortina de 2,60 m ou 2,80 m de altura. Agora, para cobrir apenas as janelas, use as cortinas de 1,80 m de altura.
Tamanho tecido:3,00(largura) x (até 2,70 de altura) A cortina de 3,00 metros é ideal para varão de até 1,50 metro de largura, pois o tecido sempre precisa ter o dobro de largura, para dar franzimento.
Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela. Outro ponto importante é a altura da cortina em relação ao chão. Se a cortina ficar arrastando no chão, vai acumular sujeira e prejudicar a circulação.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas: Pendure o varão da cortina mais ou menos na metade do caminho entre o teto e o topo da janela. Meça (duas vezes!) e corte as cortinas de maneira que elas deslizem no chão quando penduradas.
A regra geral é optar por cortinas longas que vão do chão até o teto, esse tipo de cortina deixa a sala mais elegante e amplia o pé direito da casa. Deixe as cortinas curtas somente e apenas se houver algum móvel abaixo da janela que impeça o uso de um modelo longo.
5 dicas para você acertar na cortina para sala
Saiba quais são os tecidos mais indicados para cortinas
Para deixar o seu ambiente moderno separamos os modelos mais utilizados por arquitetos:
Influência das Cores das Cortinas
Escolha entre cores neutras, acabamentos de madeira ou metal. Geralmente a cortina vai do teto até o chão, o que dá a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante. Para dar melhor caída ao tecido, deixe 1 ou 2 cm a mais no comprimento.
As cortinas tradicionais ficam melhor se instaladas direto no forro/laje (na opção com trilhos) ou bem rente ao teto (na opção com varão), indo até o piso, preferencialmente em paredes livres de móveis e com espaço nas laterais para acomodar o tecido quando a cortina estiver aberta.
O quarto é uma área íntima podendo receber uma decoração mais pessoal, usando cores mais relaxantes e aconchegantes. As cores neutras e claras marcam e cansam menos o ambiente e são mais fáceis de combinar. Cores como: branco, bege, cinza, nude e rústico cru fazem combinações ótimas com qualquer tipo de decoração.
A primeira dica é: a persiana precisa combinar com a cor do quarto. Normalmente, as melhores opções são as peças em tons de branco ou bege, mas é possível apostar em cores mais vibrantes caso deseje um visual mais moderno e forte.
Qual é a cor ideal para a cortina? Normalmente há preferência por tonalidades neutras como cinza ou branco que harmonizam perfeitamente com qualquer decoração. Mas também é possível utilizar estampas e outras cores que harmonizem com a composição do ambiente.
Cores neutras como o cinza, branco e marrom são opções que levam sofisticação e modernidade para o ambiente. São ideais para levar aconchego e proporcionar um espaço mais intimista por isso é recomendável misturar com outras tonalidades suaves como o amarelo e roxo.
O que mais interfere na escolha do material é a proposta funcional e estética da persiana. Por exemplo, as persianas de PVC e alumínio são as mais indicadas para quem sofre com problemas de renite e alergias, já as de tela solar são ótimas para bloquear totalmente a passagem da luz.
Em relação à decoração, no geral, as persianas podem dar um ar mais moderno ao ambiente. Já as cortinas, tendem a produzir um efeito mais clássico e tradicional. Alguns estilos de decoração, como boho e rústico, são mais versáteis. Ou seja, tanto uma cortina, quanto uma persiana, se adaptam bem.