A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes.
O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.
As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida.
A Psicologia Infantil é um ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. Assim, essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária. O estudo inclui quesitos de cognição, de percepção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas.
Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.
6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil
Para escolher um psicólogo é importante se ater ao público que atende e se algum conhecido já fez terapia com ele, caso você observe que ninguém do seu ciclo social conhece o lado clinico é importante procurar por textos, livros, palestras que o psicólogo já realizou e observar se o trabalho dele faz com que você sinta ...
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.
Respeite seus sentimentos, mas não os incentive. É importante entender que respeitar nem sempre significa concordar. Então, se uma criança com ansiedade tem medo de ir ao dentista por medo dele, você não deve menosprezar seus medos, mas também não deve amplificá-los. É importante saber ouvir e ser empático.
Ainda assim, algumas dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade da criança incluem:
Assim, a terapia cognitivo-comportamental passou a adotar essa ferramenta para ajudar as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. Isso faz com que o psicólogo assuma uma postura de psicoeducador, ensinando seus pacientes algumas técnicas de respiração que os auxiliam no controle de sintomas.