Os cromossomos podem ser encontrados duplicados ou não. Nos cromossomos duplicados, existem duas cromátides-irmãs, as quais são cópias do cromossomo do qual se originaram. As cromátides apresentam o centrômero, que é um local onde elas apresentam-se próximas umas das outras.
Acontece em uma sub fase da interfase denominada de fase S (síntese), quando todo o DNA se duplica e novas proteínas histonas são adicionadas a uma das novas moléculas formadas(observe que nos eucariotos a cromatina será duplicada como um todo, e não apenas o DNA).
Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.
As duas estruturas são compostas por DNA, a diferença entre eles é o estado em que se encontram. A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo.
Os genes e os cromossomos são conceitos fundamentais para o estudo da genética. Os genes são minúsculas estruturas compostas de DNA (ácido desoxirribonucleico), onde estão presentes todas as informações genéticas do ser humano. Por sua vez, o conjunto dessas estruturas formam os cromossomos.
O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.
Estas informações são transmitidas por meio dos genes, os quais estão presentes no DNA (ácido desoxirribonucleico) sob a forma de sequências de nucleotídeos. A genética está dividida em vários segmentos. Entre eles, temos a genética clássica ou mendeliana. ... Por sua vez, também há genética quantitativa.
Como são herdadas as características físicas Os cromossomos do bebê contêm um conjunto de genes do pai e um da mãe. Juntos, esses genes vão produzir as características físicas do filho. Cada gene é responsável por funções e características específicas — por exemplo, covinhas nas bochechas.