Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redator – redação. 9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”.
De acordo com a gramática portuguesa, não existem palavras iniciadas com a letra Ç, visto que o "Ç" não se trata de uma letra do alfabeto, mas sim um sinal diacrítico que, como tal, é adicionado à letra S para mudar seu som.
O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u.
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
Abaixo, um exemplo: - Quando a letra C é acompanhada das letras E ou I, fica com o som de S. - A letra Q sempre é usada seguida da letra U.
Seja no início de uma palavra, ou em seu interior, a letra "c" assume o som de "s" sempre que posicionada antes das vogais "e" e "i".
Letra C representa o elemento químico Carbono. Letra c significa calçada. Letra C mede carga elétrica (em coulomb).
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso....5.
No interior da palavra, são usados os dois ss1 só entre vogais, para que se mantenha o som normal de s [como na forma verbal posso]. De outro modo, com um só s entre vogais, o seu som torna-se sibilante, o de z, como é o caso das palavras casa, caso, atraso. passeio.
Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo....Contudo, o s também tem som z quando está entre uma vogal e a consoante nasalada n:
CH é a sigla para carga horária e significa o número de horas que uma disciplina exige para ser cursada durante um período letivo.
Etimologia (origem da palavra charme). Do inglês charm; pelo francês charme.
1. Encanto ou atracção que algo ou alguém consegue exercer sobre outrem.
12 sinônimos de charme para 1 sentido da palavra charme: Encanto que algo ou alguém possui: 1 encanto, fascínio, sedução, atração, atrativo, beleza, elegância, feitiço, formosura, graça, magnetismo, simpatia.
Mas se você ainda está com dúvidas sobre o fato de ser ou não uma pessoa charmosa, confira abaixo algumas dicas – simples, mas – que podem ajudar e muito....Vale a pena se atentar!
[Informal] Charme ligeiro.
1. Em que há luxo. 2. Que ostenta luxo, ostentoso; esplêndido.