Usa-se o acento grave sobre a letra a só se a preposição for a. Já que em estes casos basta apenas a preposição, o artigo pode estar oculto, pode se excluir o acento, mas, às normas cultas da língua devemos colocá-lo. Exemplo: Levei água às pessoas duma antiga comunidade.
Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase.
A crase é, na língua portuguesa, a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. ... A ocorrência de crase é facultativa nas situações em que a presença do artigo definido feminino a ou da preposição a é também facultativa, podendo ou não aparecer na frase.
A "Crase" é facultativa diante dos nomes próprios de pessoas, antes de possessivos e depois da preposição até que antecede substantivos femininos, desde que o termo antecedente reja preposição a: Ofereci um presente a (à) Carolina. O porteiro entregou os papéis a (à) minha secretária. Irei a (à) vila.
Quando a crase é facultativa
Normalmente, aprendemos apenas três casos facultativos de crase, mas falarei os quatros casos que podem aparecer nas provas de concursos públicos e vestibulares. É proibido crase após preposições, exceto a preposição "até", pois, diante dessa preposição, é possível empregar ou não o acento grave.
* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. ... Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.
Quanto às regras de uso da crase, qual a única frase correta em seu emprego a) Fiquem atentas à homens dominadores. b) Preciso estar pronta até às 13h, senão perderei o voo e todas as conexões.
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
Exemplo: Fui à Bahia no mês passado. [à = preposição a + artigo a]. ... O Emprego do "à" com o sinal diacrítico ( ` ), denominado acento grave, indica que o artigo "a" é precedido pela preposição "a". O que temos aí é a fusão dessas duas vogais iguais, ocorrendo, dessa forma, o fenômeno da crase.
"A" pode ser aplicado como artigo ou preposição, mas da primeira forma não tem o porquê confundirmos, uma vez que o artigo são palavras que acompanham os substantivo. ... O Emprego do "à" (com crase) , indica que o artigo "a" é precedido pela preposição "a". a (preposição) + a (artigo). - Fui à escola.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.