Após a segunda ou terceira semana já é possível ver como o organismo se comporta com essa rotina alimentar. Dessa forma, esse é o momento para realizar ajustes. É indicado que o consumo de carboidratos não seja menor que 50 gramas por dia nos dias sem treino.
Fato é: o ciclo de carboidratos tem como objetivo corresponder à necessidade de calorias ou de glicose do corpo. Nesse ciclo, é interessante fornecer mais carboidratos ao corpo de acordo com o treino, nos dias de treinos mais intenso.
O método alterna dias de mais e menos carboidrato para definir e evitar o efeito platô. E dá para comer alguns alimentos que você ama (arroz, batata, torta)
Em média se entra em cetose após 2-3 dias de alimentação com no máximo 20 gramas de carbos líquidos/dia. Os sintomas são temporários, duram de duas a três semanas. Fitas de medição não são necessárias, apenas coma low carb e acompanhe os resultados na balança.
O Que É Um Queimador De Gordura? Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.
A cetose também pode ser responsável por efeitos não tão agradáveis em nosso corpo, pois a elevada produção de corpos cetônicos pode causar um mal hálito, tontura, cansaço, fraqueza e perda de memória recente.
Esse tipo de alimentação pode ser seguido durante 1 a 3 meses, e na chamada dieta cetogênica cíclica é possível alternar entre 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias de alimentação com carboidratos, o que facilita o cumprimento do cardápio também nos fins de semana.
? Doentes com câncer que estão em tratamento. Para os demais a dieta cetogênica pode ser considerada, porém jamais feita sem o devido acompanhamento do médico e do nutricionista, pois a redução agressiva de carboidratos pode também diminuir muito o aporte de certas vitaminas e minerais e desnutrir o paciente.
DURANTE AS PRIMEIRAS 14-18 HORAS DE NÃO COMER, SEU CORPO QUEIMA EM QUASE TODAS AS SUAS RESERVAS DE CARBOIDRATOS (GLICOGÊNIO) EM SEUS MÚSCULOS E FÍGADO. UMA VEZ QUE ESSAS RESERVAS DE GLICOGÊNIO FORAM ESGOTADAS, SEU CORPO COMEÇA A QUEIMAR GORDURA COMO FORMA DE ENERGIA.
A dieta cetogênica funciona da seguinte maneira: os dias nos quais são ingeridos mais carboidratos (alto carbo) há maior crescimento muscular; já nos períodos de menor consumo, há menos ganho de gordura, ou até mesmo perda dela.
A dieta cetogênica é uma proposta alimentar que visa reduzir bruscamente o consumo de carboidratos e aumentar um pouco a ingestão de gorduras. Além disso, ela propõe elevar moderadamente o consumo de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados. As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar.
Quando o corpo não tem açúcar para usar como energia, o fígado converte a gordura em moléculas de energia. Estas moléculas de energia são chamadas de corpos cetônicos (ketones). A dieta que promove esta conversão da queima de açúcar para a queima de gordura é a Dieta Cetogênica, ou “Keto” (de “ketones”).
Como começar a Dieta Cetogênica?
Dessa maneira, como na dieta cetogênica há uma redução drástica da presença de carboidratos na alimentação, o leite seja ela integral, semidesnatado, desnatado ou a versão sem lactose devem ser evitados.
A abóbora é outro alimento que costuma ser injustamente excluído de dietas cetogênicas. Mas não precisa ser assim: pois as várias variações de abóboras (menina, cabotiá, moranga, pescoço, entre outras) têm menos de 10g de carboidratos digeríveis a cada 100g de abóbora.
Cebola, pimenta, pepino, abobrinha, rabanete, quiabo, berinjela, jiló, azeitona e palmito também estão liberados para consumo ilimitado por dia.
Sobremesa