A dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes). A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Uma das características essenciais do texto dissertativo-argumentativo é a exposição de uma tese central logo na introdução do texto. Isso porque, mais do que informar os leitores a respeito de determinado assunto, o autor do texto deve expor as suas opiniões sobre o tema.
O texto dissertativo em prosa é simplesmente uma redação que não está escrito sob forma de poema, ela está dividida em linhas e parágrafos. Será avaliado a sua capacidade de compreensão do tema e da proposta e o seu conhecimento da estrutura textual dissertativa.
A redação deve ser escrita em prosa, ou seja, não é permitido escrever poemas. Além disso, ela tem que ter um texto dissertativo argumentativo. "O texto dissertativo argumentativo é um texto no qual o produtor desenvolve um raciocínio em cima de uma tese", explica a professora de redação Débora Campos Tavares.