CID 10 F91. 0 Distúrbio de conduta restrito ao contexto familiar – Doenças CID-10.
Perturbação de oposição e desafio ou transtorno desafiador e de oposição ou transtorno desafiador opositivo (CID 91.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é classificado no CID-10 como Transtornos do Comportamento e Transtornos Emocionais da Infância e Adolescência sendo sua sigla a F90.
F84. 4 – Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados; F84.
Impacto do TDAH na vida humana Os sintomas de TDAH geram ao paciente muitas dificuldades para fazer as coisas no dia a dia. Muitas vezes os pacientes com TDAH não conseguem cumprir prazos, se esquecem de compromissos importante, como por exemplo pagar contas e datas comemorativas.
Crianças com TDAH apresentam disfunção no lobo pré-frontal, área responsável pela tomada de decisões, planejamento de ação e controle das emoções. É por isso que os riscos de acidentes se acentuam nos jogos e nas brincadeiras: a criança tem parâmetros de avaliação de risco.
Ansiedade e depressão O TDAH pode levar a um distúrbio de aprendizagem. Tal situação é um passo para que colegas de sala se afastem da criança, levando-a ao estigma de ser alguém 'diferente' dos demais. Isso causa ansiedade e depressão no pequeno, pois ele logo perceberá a maneira que o tratam.
Quando se fala em DA, logo se associa o distúrbio à falta de atenção. De fato, existe uma enorme confusão relacionada ao Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDA/H) e os DA. Mas estes conceitos não devem ser usados como sinônimos, porque representam duas entidades distintas.
Os problemas da ansiedade envolve NERVOSISMO E MEDO, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a CONCENTRAÇÃO E FOCO. O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso (com medo, apreensivo, preocupado).
Dificuldade de prestar atenção na aula, distrair-se facilmente e ficar com a mente vagando pelo “mundo da lua” quando o professor está falando. Pouca paciência para estudar e fazer os deveres, agitação, inquietude e uma capacidade incrível de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo.
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou TDA, trata-se de um transtorno caracterizado pela clássica tríade de sintomas que inclui: falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia.
O Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) apresenta um diagnóstico possível quando a criança mostra comportamentos excessivamente dispersos, principalmente no desempenho escolar. Se seu(sua) filho(a) é aéreo demais, daqueles que ficam “viajando” o tempo todo, vale observar com mais cuidado.
Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são muitas vezes mais fáceis de serem detectados em crianças. Em adultos, o distúrbio pode ser confundido com desleixo ou preguiça. A incompreensão e falta de tratamento pode levar a problemas na vida social e profissional destas pessoas.