As verrugas costumam ser negligenciadas quando não causam maior incômodo ou dor ao paciente. Porém, apesar de não serem uma urgência médica, as verrugas precisam, sim, de tratamento. Quando não são devidamente tratadas, podem se espalhar pelo corpo, dificultando ainda mais sua cura.
Verrugas filiformes: são lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios especialmente nas pessoas mais velhas. Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis.
Retirar a verruga em casa, sem o diagnóstico do médico é extremamente perigoso. O paciente leigo muitas vezes não terá condição de diferenciar a verruga de uma lesão cancerígena e pode se prejudicar. Há também o risco de queimaduras, que podem infecionar e virar cicatrizes.
É possível remover verrugas em casa? Sim, é possível, mas é importante ter passado por um médico antes para diagnosticar a verruga. Isso porque apenas dois tipos de verrugas podem ser removidos em casa: a verruga vulgar e a verruga plantar (clique e conheça os diferentes tipos de verrugas).