O vírus tem predileção pelas células do sistema nervoso e, assim que é inoculado através de uma lesão na pele, se multiplica, invade os nervos periféricos e, movendo-se lentamente – cerca de 1 cm por dia - propaga-se pelos neurotransmissores, alcança o cérebro e provoca um quadro grave de encefalite (inflamação no ...
O vírus é transmitido na saliva do animal infectado. Desde o local de entrada (geralmente uma mordida), o vírus desloca-se ao longo dos nervos até a medula espinhal e, logo depois, até o cérebro, onde se multiplica. A partir daí, viaja ao longo de outros nervos até as glândulas salivares e a saliva.
O vírus da raiva é transmitido pela saliva, secreções e principalmente pela mordida de animais domésticos infectados, como cães e gatos. Entretanto, a transmissão também pode ocorrer pela mordida de animais silvestres, como o morcego.
É comum sentir raiva em situação de estresse como batidas de carro ou birra dos filhos, e esse sentimento é normal desde que se tenha consciência e controle sobre ele, não havendo alterações bruscas para um estado de fúria e comportamento agressivo, no qual pode colocar em risco o próprio bem-estar e a segurança de ...
A raiva oculta muitas vezes surge por decepções, traumas não processados e revezes do destino. Tudo isso, caso não seja administrado, deixa em nós a marca do mau humor constante e de um desânimo que acaba se somatizando. A raiva oculta, essa raiva tão silenciada e engolida à força, pode mudar a nossa personalidade.
Veja a seguir o que fazer, segundo o site Health.com.
Pessoas introvertidas ou muito sensíveis aos estímulos do ambiente, como luzes e sons, têm algo em comum: sua energia simplesmente se esgota se elas tiverem que interagir com muitas pessoas ou permanecer em um local muito agitado. Como resultado, elas ficam sem a menor paciência e se sentem irritadas.
O mau humor frequente é uma característica dos transtornos de humor, que incluem depressão, distimia e transtorno bipolar.