Consulta Qualificação Cadastral - - INSSconsultacadastral.inss.gov.brconsultacadastral.inss.gov.br
Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!
Para ter acesso, basta dispor das informações básicos do trabalhador ou prestador de serviço: CPF, data de nascimento, NIS e nome. Assim, para saber se a situação do seu cadastro com suas informações básicas estão disponíveis no portal eSocial.
Para que o empregador efetue o primeiro cadastro no eSocial, é necessário informar os seguintes dados:
Com sua conta já criada, ao selecionar "Entrar com gov.br", você será direcionado para o Portal Gov.br onde poderá acessar o eSocial utilizando uma das opções de login disponíveis, dentre elas: certificado digital, certificado em nuvem ou CPF/Senha.
O que é É um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, cumprindo a prestação de informações relativas às suas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e ao FGTS, de forma unificada.
O eSocial é um programa do governo brasileiro que pretende unir todas as principais obrigações acessórias das empresas em apenas uma plataforma simples de ser utilizada. ... Sabendo disso, e com vistas a aumentar a fiscalização desse tipo de informação, o Governo Federal implementou o eSocial para empresas.
O eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. É um projeto do governo federal criado por meio do decreto 8.
Quem deve aderir ao eSocial? Seja pessoa física ou jurídica, se for contratante de prestação de serviço que resulte em obrigações trabalhistas, previdenciárias ou tributárias, a adesão ao eSocial é obrigatória.
Como enviar o eSocial para as empresas Sem Movimento?
Passo a passo para o cadastro no eSocial sem erros
Primeiramente, acesse o sistema do eSocial, selecione a aba trabalhador e, em seguida, desligamento. Selecione o nome do empregado, informe a data de desligamento, remuneração e o motivo para o encerramento do contrato de trabalho. Depois disso, é preciso enviar os valores das verbas rescisórias referentes às férias.
10 passos para implementar o eSocial
Lançamento da folha de pagamento no eSocial Doméstico Para isso, basta que acesse o menu “Folha/Recebimentos e Pagamentos”, na barra superior da tela principal. Posteriormente, deve selecionar a competência desejada, preencher todos os campos e encerrar a folha. Logo depois, o próximo passo é gerar a guia DAE.
O eSocial doméstico passou a valer no final de 2015 e é um sistema eletrônico por meio do qual todos os empregadores precisam enviar suas declarações trabalhistas, previdenciárias e tributárias para os órgãos governamentais.
um dia útil
Como lançar atestado médico da doméstica no eSocial?
Feito isso, após conferência da veracidade dos documentos, o empregador deve, no sistema do eSocial, fazer a inclusão de dependentes na ficha do funcionário. O sistema exige que sejam preenchidas as informações de nome, CPF e data de nascimento do dependente e, nesse momento, selecionar a opção salário-família.
Via de regra, o adiantamento salarial deve ser de até 40% do salário do funcionário doméstico e a antecipação precisa ser registrada no holerite do trabalhador.
Férias domésticas e aviso no eSocial. Você deve clicar na opção de Pagamentos/Recebimentos, logo o funcionário que receberá as férias deve ter o nome selecionado. Em seguida o valor das férias pagas será exibido.
Ao registrar as férias no eSocial, o empregador que escolher pelo pagamento antecipado deverá marcar “sim” para a pergunta “Deseja efetuar o pagamento antecipado das férias?”, e informar a data de pagamento para que o recibo de adiantamento seja impresso.
Ao registrar as férias no eSocial Doméstico, empregador que optar pelo pagamento antecipado deverá marcar "Sim" para a pergunta "Deseja efetuar o pagamento antecipado das férias?" e informar a data de pagamento para que o recibo de adiantamento seja impresso.
As férias são períodos de descanso e para ter direito a empregada doméstica deve trabalhar por 12 meses consecutivos, o que é chamado de período aquisitivo. Depois desse período de 12 meses de trabalho, o empregado conquista o direito a 30 dias de férias com salário integral acrescido de um terço.
O cálculo de férias da empregada doméstica que ganha um salário base de R$ 1.
Por exemplo, se ela recebe remuneração de R$ 1.