No diagrama de fases a seguir, temos 6 setas que indicam o sentido das mudanças de estados físicos de uma substância.
O diagrama de fases da água é mostrado na figura abaixo: Perceba que a curva de fusão é decrescente, diferente do que foi mostrado nos diagramas de fase anteriores. Esta propriedade só possível devido à dilatação anômala da água, a partir da qual, com o aumento da pressão, sua temperatura de fusão diminua.
Josiah Willard Gibbs
O diagrama de fases é o modelo de gráfico usado para medir as mudanças das substâncias de acordo com os estados físicos da matéria. Esses estados são o sólido, líquido e gasoso.
O gráfico que representa as fases da matéria termodinamicamente em função da pressão e da temperatura é chamado de diagrama de fases. ... O ponto P é um ponto comum às três curvas e é denominado ponto triplo ou ponto tríplice, neste ponto as três fases – sólido, líquido e gasoso, estão em equilíbrio.
O ponto triplo da água, bem como o de qualquer outra substância, corresponde a um ponto, no diagrama de fases, em que os estados sólido, líquido e gasoso coexistem em equilíbrio termodinâmico. No diagrama de fases, o ponto triplo é localizado onde as curvas de sublimação, fusão e vaporização encontram-se.
Em termodinâmica, o ponto triplo é um estado particular de uma substância determinado por valores de temperatura e pressão, no qual as três fases ou estados físicos da substância (sólido, líquido e gasoso) coexistem em equilíbrio.
0,01 °C
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
Os estados físicos da água dizem respeito a esta substância extremamente importante para a existência dos seres vivos. Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
O ponto crítico é a temperatura mais alta a que o líquido e o gás (de uma substância pura) podem coexistir e corresponde a uma temperatura diferente para cada substância.
Ponto crítico de uma função derivável f é um ponto x=c do domínio de f no qual f '(c)=0. Exemplo: f(x)=x², definida sobre [-1,2], possui x=0 como ponto crítico, pois f '(0)=0.
Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância pode existir somente na forma de gás. Acima dessa temperatura, um gás não pode ser liquefeito, por mais que a pressão do sistema seja elevada.
374 graus célsius
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.
=> Temperatura reduzida: o quociente da temperatura absoluta de um gás pela sua temperatura crítica; => Temperatura termodinâmica: num sistema isolado, a derivada parcial da energia interna pela entropia.
Temos que a pressão reduzida é a pressão normalizada em relação à pressão crítica. E a temperatura reduzida é a temperatura normalizada em relação à temperatura crítica. Temos esse gráfico que representa bem o que queremos dizer com ponto crítico dentro da relação de temperatura e pressão.
Ao medir a temperatura de algo, estamos calculando a média da energia cinética das partículas individuais. Calor, por sua vez, é a medida da quantidade total de energia que a substância possui.
A relação entre temperatura e a sensação de calor e frio estão relacionadas à perda e ao ganho de calor . De forma que , quando cedemos temperatura ao ambiente , sentimos a sensação de frio , e quando adquirimos temperatura do ambiente sentimos a sensação de calor.