Um dos locais da região glútea que pode ser utilizado para injeção intramuscular é o quadrante superior externo (dorsoglúteo), no qual a solução é introduzida no músculo máximo.
A pequena amplitude que a região ventro- glútea oferece é o que garante maior segurança no momentoda aplicação, principalmente em clientes magros e crianças. O único cuidado específico que a técnica Hochstefterimpõe é o de direcionar ligeiramente a angulação da agulha para a crista ilíaca 8.
Vantagem: Medicações irritantes para o tecido subcutâneo podem ser feitas por essa via. Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido.
CONSIDERANDO Giovani (2002), o volume máximo a ser administrado pela via intramuscular é de 4ml, levando-se em consideração a estrutura muscular do paciente que varia com a região e a idade, no adulto o volume máximo absorvido pela região glútea é de 4ml, a do vasto lateral da coxa 3ml e do deltóide no máximo 2ml.
Pode causar dor no paciente, pois é um procedimento invasivo. Menor custo, comparando-se à via endovenosa. Requer profissional capacitado para o procedimento. Maior ônus, comparando-se à via oral.
Desvantagens medicamento Similar: Passam por menor número de testes em relação aos medicamentos de Referência; Não é garantida que sua eficácia seja igual aos medicamentos de Referência ou Genérico.
Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Absorção rápida. Dor pela punção e irritação local causada por alguns medicamentos. Lesão no paciente em caso de falhas na punção. Obtenção de resultados mais seguros.
Sim, os termos endovenosa e intravenosa tem o mesmo significado. Os prefixos INTRA significa "no interior; parte interna" e ENDO denota situação interna e significa "dentro , interno". VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias.
Na administração por via intravenosa, insere-se uma agulha diretamente na veia. Assim, a solução que contém o medicamento pode ser administrada em doses únicas ou por infusão contínua.
Significado de Intravenoso Aplicado no interior de uma veia: injeção intravenosa.
Que está, que se introduz ou que é aplicado no interior da veia.
[ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). ... Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).
1. Existente na espessura dos músculos. 2. Que se aplica dentro de um músculo (ex.: injecção intramuscular).
"Em crianças, por exemplo, as vacinas intramusculares são geralmente aplicadas nas pernas, porque é onde geralmente elas têm mais tecido", diz ele. "Em adultos, as nádegas também podem ser uma opção, mas não é conveniente porque às vezes têm tecido adiposo, o que torna a vacina menos eficaz", diz.
adjetivo Que se situa no interior de um músculo: vasos intramusculares. Que se aplica no interior de um músculo: injeção intramuscular.
Para injeções subcutâneas (SC), os locais são abdômen, região anterolateral da coxa, região superior das nádegas e região posterior dos braços. Neste caso, não há um local mais seguro ou mais confortável que o outro.
Aplicação de medicamentos: via intramuscular
A seringa para a injeção intramuscular varia conforme o volume a ser injetado (entre 1,0 e 5 ml). O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm.
Tamanho da agulha A primeira identifica o calibre da agulha e a segunda, o comprimento da agulha. Assim, se você encontrar uma agulha que diz, por exemplo, 3 ml – 0,70 x 30 mm, significa que ela tem um calibre de 0,70 e mede 30 milímetros.
Quantidade de solução a ser introduzida: 0,5 a 01 ml; o comprimento da agulha varia na dependência do ângulo de acesso: - Ângulo de 90º : agulha 13 X 4,5 ou 13 X 3,8; - Ângulo de 45º: agulha 20 X 6/7 ou 25x7.
A agulha de calibre 30x7mm é utilizada para aplicação de vacinas e insulina pelas vias intravasculares e endovenosas em adultos. A 25x7mm tem a mesma função, mas como ela é mais fina, é mais indicada para o uso pediátrico e em pacientes muito magros.