A fitogeografia é um ramo da biogeografia responsável por estudar a origem, distribuição, adaptação e associação das plantas de acordo com a localização geográfica e sua evolução.
Dispersão biológica refere-se à mudança especial do âmbito de uma espécie, ou seja, os indivíduos de uma espécie se fixaram num local diferente daquele ocupado pelos seus ancestrais. Ao longo do tempo, plantas e animais se moveram em resposta a mudanças ambientais ou a fim de ocupar áreas desabitadas.
[ Botânica ] Estudo da distribuição dos vegetais na superfície terrestre, das causas dessa distribuição e dos elementos constitutivos de cada meio biológico.
Para Geografia, a Biogeografia além de contribuir com o estudo da distribuição e organização dos seres vivos no tempo e no espaço, ela também desenvolve estudos sobre a paisagem.
Foi a partir da tentativa de se compreender os padrões gerais de distribui-‐‑ ção das espécies, a relação da biota com suas áreas de distribuição e a própria relação entre as áreas é que surgiu a Biogeografia, talvez a mais ampla, abrangente e multidisciplinar das ciências biológicas (Nelson e Platnick, 1981).
A biogeografia tem por objetivo o estudo da distribuição dos seres vivos sobre a superfície do globo, atualmente ou no tempo passado, e das condições desta distribuição, contemplando a composição das floras e faunas viventes ou fósseis, o determinismo e as conseqüências desta composição.
Por que uma espécie vive em determinada área? Por que algumas espécies são restritas a determinado local, enquanto outras colonizaram áreas tão distantes? A água tanto isoladamente como em conjunto com a temperatura é provavelmente o fator físico mais importante afetando a ecologia dos organismos terrestres.
Clima é o fator abiótico chave que determina onde os biomas terrestres (terra) são encontrados. Cada bioma tem níveis de temperatura e precipitação (chuva e/ ou neve) característicos. Se sabemos como é a temperatura e a precipitação de um lugar, podemos prever que tipo de bioma encontraremos lá.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. ... As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região.
Resposta. A relação entre vegetais e biomas se dá justamente por serem os biomas, conjuntos formados pelos vegetais, sendo uma comunidade biológica incluindo a fauna e a flora. Os biomas são caracterizados pelos tipos de formações de vegetais que abarcam.
Resposta. O clima, o relevo, a vegetação e os seres vivos estão intimamente relacionados. Pois todos são elementos da biosfera que colaboram para o desenvolvimento da vida. Todos os elementos da natureza funcionam de forma inter-relacionada.
Resposta. Hidrografia é a parte da geografia que classifica e estuda as águas do planeta enquanto o relevo pode ser definido como as formas da superfície do planeta.
O clima define as características e as fronteiras dos biomas terrestres. O clima vai interferir no bioma. ... O Cerrado é constituído principalmente por savanas,e seu clima principal é o tropical. A vegetação tbm é alterada de acordo com o clima,por essas variações,existem vários biomas.