No caso do ferro, também há uma queima, já que queimar é reagir com o oxigênio: ferrugem não é outra coisa senão ferro queimado. O problema é que a queima do ferro é muito lenta e libera pouca energia: não há fogo, nesse caso.
O ponto de fusão do ouro é aproximadamente 1.
“Quando aquecido a uma temperatura de cerca de 1 500 graus C, o vidro torna-se totalmente líquido, mas já a partir de 700 graus começa a amolecer. Sua moldagem é feita quando ele atinge a faixa de 800 a 900 graus”, explica o físico Colin Graham Rouse, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
1.
Para saber se suas joias são de ouro, procure no fecho das correntinhas ou pulseiras uma indicação “18k” ou “750” – que indica que a peça foi feita com 75% de ouro, é regra – se for de ouro essas informações estarão ali. Esse ouro é derretido a 1000 graus e remodelado no modelo de aliança que você quiser!
A primeira e mais "rentável" alternativa é vendê-la em alguma casa especializada em metais preciosos. No entanto, não espere sair com o mesmo dinheiro pago na aliança, uma vez que ela perde valor assim que sai da loja. É que, quando você a compra, paga o design, mão de obra e grife daquela peça.
Como é demasiadamente mole, o ouro normalmente é endurecido formando liga metálica com metais como cobre e prata. Quilate (K) é a medida de pureza do ouro. O ouro 24K é considerado 100% puro. ... O ouro é sempre fundido em barras por que a forma retangular e cônica dos lingotes facilita o desmolde do metal.
O Ourives precisa serrar, limar, lixar e polir a peça e durante estes processos ocorre uma perda de material. Ao longo do ano, o Ourives vai acumulado as lixas, escovas, e outros itens que possam conter esta “quebra” e envia tudo para um laboratório especializado na purificação de metais.
Ouro: metal + arco íris ou metal + sol.