A Norma vigente de potabilidade da água para consumo humano é a Portaria nº 2.
2º Fica estabelecido o prazo máximo de 12 meses, contados a partir da publicação desta Portaria, para que as instituições ou órgãos aos quais esta Norma se aplica, promovam as adequações necessárias a seu cumprimento, no que se refere ao tratamento por filtração de água para consumo humano suprida por manancial ...
Deste modo, para que uma água seja considerada potável, deve-se atender aos padrões estabelecidos para parâmetros físicos (Cor e Turbidez), químicos (Cloro Livre e pH), microbiológicos (Contagem de Bactérias Heterotróficas, Coliformes Totais e Escherichia coli), organolépticos (Sabor, Odor e Aspecto), cianobactérias/ ...
Portanto, para que uma água seja considerada potável, deve-se atender ao padrão de potabilidade, que envolve padrões estabelecidos para parâmetros físicos, químicos, microbiológicos, organolépticos, cianobactérias/cianotoxinas e radioatividade.
Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico.
Os principais parâmetros físicos para medição da qualidade da água são:
Gosto, volume e pressão.
A falta de tratamento de esgoto e a poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água no Brasil. Segundo levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, a água é ruim ou péssima em 40% dos 96 rios, córregos e lagos avaliados em sete estados brasileiros.
A falta de tratamento de esgoto, a poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água.
O lançamento de esgoto sem tratamento é apontado pela Agência Nacional de Águas (ANA) como a principal forma de poluição de água no país.
A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas. Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. ... A falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas.
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa. A água é realmente uma substância muito importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta.
A água é essencial à vida e, uma vez contaminada, se torna imprópria para consumo. A poluição prejudica a flora e fauna local, e gera outros problemas, como doenças ou mesmo a extinção de espécies locais. O descarte de resíduos sólidos nas águas é um grande problema de saúde pública.
Os poluentes mais incidentes na atmosfera, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases, tais como: monóxido de carbono (CO), com concentração média igual a 45%; dióxido de nitrogênio (NO2), aproximadamente 16%; dióxido de enxofre (SO2), proporcionalmente a 19%; hidrocarbonetos com 13% de ...