Saiba o que é esquistossomose
b) Schistosoma mansoni. Alternativa “b”. O agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. A esquistossomose é uma doença conhecida popularmente pelo nome de barriga d'água, uma vez que provoca ascite, um aumento anormal de líquidos na cavidade abdominal.
Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo. Conforme esses vermes põem seus ovos, a barriga do hospedeiro incha – é um dos sintomas diferenciais da infecção.
Causas de Barriga Inchada (abdômen distendido)
A causa mais comum da barriga d'água, porém, costuma ser a cirrose hepática, uma doença crônica do fígado provocada pelos vírus B e C das hepatites e pelo uso abusivo de bebida alcoólica.
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
Como saber se é retenção de líquidos Uma forma de saber que é retenção de líquido é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há o acúmulo de líquidos no local.
Restrição hídrica é toda restrição de fluidos que se faz necessária como ferramenta terapêutica. 2. Quando é necessária essa restrição? Ela é especialmente necessária em situações onde há intoxicação hídrica, seja nos estados edematosos ou de hipo-osmolalidade.
Devido a essa tendência permanente para retenção de sódio (sal) e água, é comum a recomendação médica para que o paciente com insuficiência cardíaca realize uma dieta hipossódica (com pouco sal) e com restrição à ingestão de líquidos.
* Cuidados de enfermagem - monitorizar a resposta ao tratamento diurético; - avaliar a distensão venosa jugular, edema periférico; - Administrar dieta hipossódica; - promover restrição hídrica.