Localização. Durante a Antiguidade, a Fenícia se localizava aproximadamente no atual território do Líbano, ou seja, ocupava a costa asiática do Mar Mediterrâneo. Os fenícios habitavam uma faixa de terra estreita entre o Mar Mediterrâneo e os Montes do Líbano, possuindo mais de 200 quilômetros de extensão.
Os persas constituíram uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. A Pérsia se localizava, principalmente, ao leste da Mesopotâmia, no atual território ocupado pelo Irã, que era chamado de Pérsia até 1935, quando mudou seu nome.
O sistema político fenício foi uma vaga confederação de cidades-estados que, com freqüência, compravam sua segurança, pagando tributo a potências estrangeiras. Por volta de 800 a. ... Surgiu assim a cidade-estado, a mais famosa unidade de uma sociedade política desenvolvida pelos gregos.
A maioria dos historiadores afirma que a invenção fenícia mais importante foi o seu alfabeto, que, diferente dos alfabetos dos egípcios e mesopotâmios era composto por letras que representavam sons, e não símbolos.
O alfabeto, uma criação fenícia O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica.
A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade. ... No norte da África, os fenícios fundaram a importante colônia de Cartago.
A forma do "A" encontra, aparentemente, sua origem num hieróglifo (pictografia) egípcio, simbolizando uma águia (ahom) na escrita hierática cursiva. ... No alfabeto grego mais antigo, aleph passa a ser a letra alfa.
Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 20: A, B, C, D, E, Z, H, I, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.
Entregue as ficha aos alunos, num primeiro momento, deixe-os manusearem e brincarem com as elas. Depois, organize com os alunos um varal na sala de aula, contendo todas as palavras em ordem alfabética.