A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
Sabemos que a administração existe desde a antiguidade, antes da Revolução Industrial usava-se a administração empírica e a improvisada, ao passar do tempo foi substituída pela Administração Científica e Teoria Clássica.
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. ... Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados.
A Administração é definida como a arte ou ciência de alocar os recursos da melhor maneira possível, maximizando da melhor forma possível o que está disponível, evitando o desperdício e obtendo os melhores resultados para a organização. ... Organização; Direção; Controle.
Por Ricardo Musse. A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
As máquinas favorecem a produção industrial operando de forma mais eficiente que o homem. A utilização das máquinas é um fator da modernidade porém pode ser prejudicial em relação ao aumento exponencial do desemprego.
A importância da maquina térmica vem com o inicio da industrialização dos países, pois com o começo dessas de utilização dessas maquinas pode-se ter uma uma produção de maior escala e também uma maior desconto no valor da produção unitária do produto.
Graças às máquinas simples se obtém em menos tempo produtos abundantes, melhores e mais baratos, aumentando assim a produção, o consumo, as trocas, os salários, o progresso, a liberdade e o emprego.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
O futuro das indústrias A sociedade exige que os negócios trabalhem de forma mais simples, ágil e otimizada e alguns segmentos já estão apontando para essa direção. Um dos maiores impactos disso tudo se relaciona ao mercado de trabalho e à oferta de mão de obra disponível.
Como pontos negativos da Revolução Industrial tem-se o desmatamento, uso de recursos naturais, poluição, além do acentuamento das desigualdades sociais e más condições de trabalho na época.