1 engano, falsidade, fraude, embuste, embustice, impostura, enredo, farsa, trapaça, lorota, balela, peta, burla, lenda, história, logro, invencionice, invenção, inverdade, novela, patranha, calúnia, pulha, pala, mendacidade, maranhão, encravação, moca, pomada, pretexto, carapetão, patacoada, patarata, intrujice, ...
1 Ato ou efeito de mentir; cantiga, fraude, pomada. 2 Afirmação que se opõe à verdade; informação enganosa ou controvertida; enredo, moca. 3 Costume ou hábito de contar mentiras.
Significado de Mentira substantivo feminino Ação ou efeito de mentir; engano, ludíbrio. ... Ideia equivocada; aspecto ou aparência que induz em erro. Aquilo que busca enganar, iludir; ilusão.
MENTIRA – do Latim mentior , “faltar à palavra dada, fingir, imitar, dizer falsamente”. Em Latim ainda, menda era “defeito, falha, descuido no escrever”, do Indo-Europeu mend-, “defeito físico, falha, aleijão”. Uma origem muito adequada, pois uma mentira é um fato aleijado, sem as pernas da verdade para se sustentar.
Mentira. Ato através do qual um emissor altera ou dissimula deliberadamente aquilo que ele reconhece como verdadeiro, tentando fazer com que o ouvinte aceite ou acredite ser verdadeiro algo que é sabidamente falso.
A Verdade acontece naturalmente, enquanto que a mentira deixa de ser uma atitude natural. A Verdade não deixa dúvidas, enquanto que a mentira se alimenta dela. A Verdade produz bons frutos, enquanto que a mentira apodrece os mesmos. A Verdade leva você ao Ser superior, enquanto que a mentira te distância Dele.
O erro: é aquela ação que não esta certa. O falso é aquele que não é verdadeiro. Aquele exercício esta falso quer dizer que ele esta errado. A mentira:é quando a pessoa não fala uma verdade.
1 - Libertador: Poder falar sem ter medo de desmentir algo já dito é uma forma de ser livre. ... 5 - Mais qualidade de vida: Falar a verdade permite ser quem você realmente é, sem medo de falar algo que te comprometa ou que te desminta. Torna os seus dias mais leves, sem estresses desnecessários ou tensões.
De acordo com o psiquiatra Isaac Efraim, há dois possíveis motivos para que alguém recorra às mentiras em sua vida, um deles é o medo. "A pessoa mente porque tem medo de enfrentar a realidade, medo de perder outra pessoa, seu afeto", explica o médico. A outra razão possível é a ambição.
8 dicas para lidar com o mentiroso
O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.