Estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, denominado pericôndrio. ... Condrócitos: células esféricas ou poliédricas residentes do tecido cartilaginoso. Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam em pequenas cavidades existentes na mesma, denominadas lacunas.
A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. Não pare agora... ... O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.
O tecido sanguíneo pode ser considerado um tecido conjuntivo em que a substância intercelular, o plasma, é líquida, formada principalmente por água e proteínas, e que serve de meio de transporte de nutrientes, hormônios, anticorpos e excretas.
Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).
As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células. A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma.
Os leucócitos ou glóbulos brancos são elementos figurados do sangue que têm como função a defesa contra organismos estranhos. Estas células são produzidas na medula e existem 5 tipos na corrente sanguínea.
O processo de produção de hemácias, denominado eritropoiese, ocorre na medula óssea vermelha e é regulado pela eritropoietina, um hormônio produzido nos rins em indivíduos adultos.
As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.
As hemácias são produzidas na medula óssea vermelha e, após cerca de 120 dias, essas células são destruídas no baço.