Os quatro naipes do baralho estão associados às estações do ano: Ouros (primavera); Paus (verão); Copas (outono) e Espadas (Inverno). Os naipes estão relacionados com os elementos da natureza: Copas – água; Paus – fogo; Espadas – ar e Ouros – terra. ... Ouros (representam os comerciantes). O naipe Copas representa o clero.
A origem dos dominós parece ser chinesa. Na China, o dominó tornou-se um jogo conhecido por volta do ano de 1900, sendo usado, segundo pesquisadores para adivinhações. Há menções de dominós na Europa a partir do século XVIII. Os dominós são populares em um grande número de países.
Acredita-se, porém, que ele tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. Os primeiros indícios da presença do dominó na Europa são de meados do século XVIII, quando era jogado nas cortes de Veneza e Nápoles.
Dominó é um jogo de mesa que utiliza peças com formatos retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo.
O jogo de dominó tem objetivo de proporcionar as crianças a possibilidade de aprender sobre habilidades relacionadas ao raciocínio lógico através da observação, levantando hipótese, análise, reflexão, tomada de decisão e argumentação.
Na atividade, os objetivos do jogo de dominó incluem, organização do pensamento lógico, cooperação, respeito mútuo, criação de estratégias e o respeito aos limites e às regras para conviver em grupo. ...
REGRAS DO JOGO DE DOMINÓ
Como jogar o dominó Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão).
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
Dorminhoco: O jogo é simples. Separa-se de um baralho normal, uma trinca de cartas do mesmo naipe para cada jogador. Ou seja, se forem 4 os jogadores, separa-se 4 trincas. Se forem 5, cinco trincas, e assim por diante.
Raciocínio: 1) O n˚ 2 aparece em todas as peças do dominó, alternando-se apenas a posição - no topo ou na base. Portanto, devemos preencher a peça com um n˚ 2 na base. Raciocínio: 2) No sentido horário, os nos opostos ao número 2 das peças obedecem a sequência 1,2,3,4,5 e 6.
O jogador com a maior pedra (6-6) começa o jogo, colocando-a na mesa. Caso nenhum dos jogadores tenha a pedra 6x6, inicia o 5x5, 4x4, 3x3, 2x2, 1x1, 0x0 ou a pedra com maior número de pontos, nesta ordem. Cada jogador deve tentar encaixar uma de suas pedras nas extremidades do jogo na mesa.
7 táticas essenciais para você ganhar no dominó
Jogo Dominó Matemático: Passo a Passo 2° passo: Colorir as folhas e traçar uma linha ao meio para formar o dominó. 3º passo: Enumerar os dominós. Em um lado, coloca pequenas operações matemáticas e no outro apenas um número. 4º passo: Jogo construído.
COMO JOGAR: Decida quem jogará a primeira peça (pode ser através do par ou impar, uni-duni-tê e etc…) O primeiro jogador a direita, coloca uma peça que resolva a tabuada da peça colocada pelo primeiro jogador. E assim vai indo sucessivamente. Ganha o primeiro a colocar todas as peças na mesa.
O primeiro jogador escolhe uma peça e coloca sobre a mesa virada para cima, o segundo jogador deve tentar colocar a peça com um número equivalente a um dos lados da primeira peça, se não tiver uma peça que possa ser encaixada deve comprar no monte no máximo três peças e se não conseguir a peça adequada passa a vez.
28 peças
O valor em pontos de cada peça corresponde à soma dos valores das duas pontas da peça. Dessa forma, a peça 0-0 vale 0 pontos, a peça 3-4 vale 7 pontos, a peça 6-6 vale 12 pontos e assim por diante.
“DAS PEÇAS E DO MOVIMENTO” O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, com 12 pedras brancas para um damista e 12 pedras pretas para o outro no tabuleiro de 64 casas e 20 pedras brancas para um damista e 20 pedras pretas para o outro damista no tabuleiro de 100 casas.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
Peões: Só podem se mover uma casa ou duas casas para frente (durante a primeira jogada), e também podem matar na diagonal peças do time adversário. Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro.
1) Cada jogador possui 16 peças, também divididas em claras e escuras. As peças são, por ordem de valor: Observação: Alguns enxadristas não consideram os peões como peças. 3) O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção.
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas (verticais) e 8 fileiras (horizontais), cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras.
64 quadrados
Se você tem um conjunto de xadrez e quer começar uma partida, a primeira coisa que precisa fazer é arrumar corretamente o tabuleiro: